Implantação de aparelho amplia oferta de tomografia na cidade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 08:25, por: cdb

Está chegando a hora da inauguração do setor de tomografia. Até a primeira quinzena de agosto, os setelagoanos contarão com serviço de Tomografia Computadorizada no Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’amato (HM). A Prefeitura de Sete Lagoas e a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde investiram cerca de dois milhões de reais, entre equipamentos, obras e a aquisição do aparelho de tomografia. Na tarde da última terça-feira (19/07), o Secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Jorge Corrêa Neto e a equipe técnica da Secretaria de Saúde receberam o tomógrafo que foi entregue pelo técnico responsável da empresa fornecedora, Philips do Brasil.

Na ocasião, o secretário destacou que o HM está passando por modificações estruturais não apenas para receber o tomógrafo, mas para viabilizar outras obras que estão sendo realizadas na instituição. “Para recebermos o tomógrafo e realizarmos um atendimento de qualidade, construímos o setor de tomografia dentro dos padrões de qualidade exigidos para o funcionamento do equipamento, com amplas salas de comandos, exames, recuperação pós-anestésico, laudos, utilidades e interpretação, posto de enfermagem, recepção, vestuário feminino e masculino, laboratório de processamento e rouparia, além de um amplo corredor de circulação entre as salas, sendo inclusive substituído o transformador para o fornecimento da energia”, disse Jorge.

Paralelamente a essa ação, o governo municipal está ampliando os leitos de UTI, passando de 5 para 10, com previsão de entrega e funcionamento previsto para o mês de agosto. “O HM também recebeu novas macas móveis que serão utilizadas na UTI, tomógrafo, bloco cirúrgico e Pronto Socorro”, lembrou o secretário.

Para Jorge, as novas construções, aquisições e ampliações representam um grande investimento da administração municipal na área da saúde. “É compromisso do prefeito priorizar as ações da saúde de forma a atender os anseios da população. Há um bom tempo que não temos uma Saúde de qualidade em Sete Lagoas. Estamos trabalhando para dar excelência e dignidade no atendimento a população que sabemos que é tão sofrida”, garantiu o secretário.

A Superintendente de Urgência e Emergência, Solange Ribeiro Paiva, explicou que o novo aparelho atenderá inicialmente a demanda de urgência do HM. “Nossa intenção é realizar a princípio os exames requisitados pela urgência e emergência do HM e, em breve, ampliar a oferta para os demais usuários de Sete Lagoas e região que estão na fila de espera na Central de Marcação”, explicou a diretora.

A equipe do setor de tomografia será composta por 10 servidores, entre técnicos de radiologia, técnico de enfermagem, enfermeiro, secretária e radiologista que irão trabalhar em regime de plantão. Esses profissionais serão capacitados pelo fornecedor do aparelho, a empresa Philips do Brasil.

Visando à preservação do investimento e a disponibilização do equipamento, o aparelho de tomografia foi adquirido com manutenção de 36 meses. Nesse período, o município não terá custo algum com a manutenção preventiva e corretiva do equipamento. O tomógrafo instalado em Sete Lagoas trata-se de um equipamento de última geração, podendo posteriormente realizar exames como endoscopia virtual e tomografia cardiovascular. Apenas três equipamentos desse modelo foram instalados até hoje no Brasil pela Philips. O Hospital Odilon Behrens, em Belo Horizonte, foi uma das instituições contempladas com esse aparelho, onde realiza cerca de 70 exames por dia.