Imagens de palestinos comemorando atentado podem ser falsas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 14 de setembro de 2001 as 15:20, por: cdb

Segundo esclarece o site na web “Centro de Mídia Independente”, no endereço eletrônico www.midiaindependente.org, o artigo a seguir “foi retirado e traduzido do CMI-Israel, onde um brasileiro que estuda na Unicamp o publicou originalmente.”

“CNN utiliza filmagem de 1991
de palestinos comemorando
nas ruas para manipular você

“Existe um ponto importante sobre o poder da imprensa, especificamente do poder da CNN.

“Em todo o mundo nós estamom sujeitos a 3 ou 4 grandes distribuidores de noticias, e um deles – como todos nós sabemos – é a CNN. Muito bem, eu acho que todos vocês devem ter visto (como eu também ví) imagens desta companhia. Em particular, uma certa imagem chamou a minha atenção: os Palestinos comemorando o bombardeio, nas ruas, comendo bolo e fazendo caras engraçadas para as câmeras.

“Bem, ESTAS IMAGENS FORAM FEITAS EM 1991!!! Estas são imagaens dos Palestinos comemorando a invasão do Kuwait! É simplesmente inaceitável que uma super poderosa forma de comunicação como a CNN use imagens que não correspondem com a realidade relatada sobre as situacões sérias que estão acontecendo.

“O meu professor, aqui no Brasil, tem fitas de video com gravações de 1991, com as mesmas imagens; ele esta mandando e-mails para a CNN, Globo (a maior rede de TV do Brasil) e jornais, denunciando o que eu mesmo classifico como um crime contra a opinião publica. Se alguém de vocês têm acesso a este tipo de arquivo, procure por isso. Enquanto isso, eu vou tentar “colocar as minhas mãos” em uma copia
desta fita.

“Mas agora, pensando por um momento sobre o impacto de tais imagens. Seu povo esta machucado, emocionalmente fragil, e este tipo de transmissão tem uma alta possibilidade de causar ondas de ódio e raiva contra os Palestinos. É simplesmente irresponsável mostrar tais imagens como estas.

“Finalmente, eu gostaria de dizer que todos nos lamentamos e condenamos tudo o que aconteceu nos últimos dias; mas Nikos tem um ponto aqui. Eu realmente não quero ser mal entendido aqui, mas a verdade é que o governo dos E.U.A tem mostrado nenhum respeito por outros países nas últimas decadas. Nos anos 60s e 70s eles ajudaram varias tropas militares através do mundo (incluindo Brasil em 64). Mais tarde, com Reagan e Bush pai, o Consenso de Washington tem sido demolir as bases das nossas economias, nos tornando cada vez mais dependentes (e, muitos de nos, se preocupam com este tipo de situação).

“O presidente atual tornou as coisas piores rapidamente: Kioto Protocol, Star Wars, Plano Colômbia, a troca da floresta tropical por partes da divida externa, o abandono da posição como uma terceira parte nas negociações entre o IRA e a Inglaterra, e entre Palestinos e Israel. Todos esses erros na politica externa dos E.U.A fizeram com que o seu pais ficasse mais odiado que antes, e, claro, mais vulnerável.

“Escute, eu NÃO estou justificando as ações terroristas que aconteceram em seu pais; mas parece para mim que, se seus lideres tivessem criado outra trajetória, pensamentos e ações, vocês não estariam sofrendo o que estão sofrendo agora.

“Minhas condolências, e espero que tudo seja resolvida da melhor maneira para todos nós.

Márcio A. V. Carvalho
Universidade de Campinas – Brasil”

http://www.indymedia.org.il/imc/israel/webcast/display.php3?article_id=6946