Imagem de um segundo rosto é identificado no Santo Sudário

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de abril de 2004 as 02:58, por: cdb

A imagem de um segundo rosto foi identificada na parte traseira do Santo Sudário – a relíquia cristã que supostamente teria revestido o corpo de Jesus após a crucificação. A descoberta foi feita por cientistas italianos e publicada pelo ‘Journal of Optics A: Pure and Applied Optics’, uma publicação do Instituto de Física de Londres, no Reino Unido.

Desde 1532, quando o fogo danificou o Santo Sudário, sua parte traseira estava recoberta por um tecido costurado por freiras. Durante o processo de restauração, em 2002, este tecido foi removido. O manto, então, foi fotografado em detalhes por um sacerdote católico.

Quando se deparou com as fotos, o pesquisador Giulio Fanti, da Universidade de Pádua, teve a impressão de ter visto um rosto tênue. Por isso, trabalhou com técnicas digitais para reconstituir a imagem.

Segundo Fanti, não foi possível detectar o corpo inteiro, como na parte frontal do manto. Porém, é possível ver claramente o nariz, os olhos, o cabelo, a barba e o bigode.

Além disso, a imagem traseira ainda possui leves diferenças. No nariz, é possível visualizar ambas as narinas, ao contrário da imagem conhecida, em que a narina direita é menos evidente.
O pesquisador ainda contesta a idéia de que a descoberta reforçaria a tese de falsificação, já que a tinta poderia ter vazado para a parte de trás do manto.

De acordo com Fanti, as imagens estão grafadas apenas na extremidade das fibras e não há indício de tinta no meio do tecido.

– É extremamente difícil fazer uma falsificação como esta – conclui Fanti.