Ibovespa anda de lado nesta segunda-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 2 de janeiro de 2006 as 13:31, por: cdb

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, Ibovespa, operava em queda de mais de 1% na tarde desta segunda-feira, após abrir o dia em baixa. Os negócios são marcados por um movimento de realização de lucros após ajuste de posições com o fechamento em queda da bolsa de valores de Nova York na sexta-feira, quando não houve pregão no Brasil. Com os principais mercados internacionais fechados, a expectativa para o dia é de fraco volume e índice volátil, segundo operadores.

O mercado aproveita para realizar lucros, como os obtidos com as ações preferenciais da Embraer no final de 2005, puxando forte queda do papel nesta manhã, de 3,4% e de 3,5% para as ações com direito a voto. Às 13h10, o Ibovespa operava em baixa de 1,37%, aos 32.996 pontos, com volume de cerca de R$ 260,7 milhões. Entre as maiores altas estavam as ações preferenciais da Petrobras, que anunciou novas descobertas no final de 2005 e lidera a carteira teórica do Ibovespa. O papel subia 0,6%, uma das poucas altas do dia.

Nesta segunda-feira estréia a nova carteira teórica do Ibovespa, que vigora até abril, com Petrobras liderando o índice, o que não ocorria desde 1990. A petrolífera toma lugar ocupado desde 2001 pela Telemar. A Petrobras ficou com peso de 9,227% no índice e a Telemar de 8,117%. Para o operador da Corretora Finabank Fernando Carvalho, a tendência é de mercado com pouca liquidez e volátil, já que os investidores não devem arriscar posições com os principais mercados internacionais fechados.

– O mercado ficou meio de lado, talvez com um pouco de ajuste em relação ao fechamento em queda de Nova York na sexta – avaliou.