IBM e Citizen criam PC de pulso com Linux e Internet

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 15 de outubro de 2001 as 18:56, por: cdb

A IBM e a japonesa Citizen Watch estão trabalhando em uma nova geração de computadores “vestíveis”. A novidade foi batizada de WatchPad 1.5, um dispositivo de pulso que utiliza tecnologia Bluetooth, sistema operacional Linux, processador ARM de 74 MHz e possui 8 MB de memória DRAM (além de 16 MB de memória flash). De acordo com as empresas, o novo dispositivo traz recursos de um handheld, como acesso à Internet e pesa 43 gramas. O WatchPad 1.5 possui tela de cristal líquido para mostrar as informações.

Na parte de recursos de segurança, o computador de pulso inclui sistema que reconhece as impressões digitais do usuário. Com o produto, é possível utilizar comandos de voz, além de controlador o desktop, com interface de rede com tecnologia Bluetooth 1.1.

De acordo com o diretor da divisão de pesquisas da IBM, Yoichi Takao, a empresa já fez grandes progressos desde a primeira versão do WatchPad (1.0), anunciada no ano passado, para o modelo atual. “Este modelo está tecnicamente pronto para ser lançado comercialmente”, destaca. Para isso, foi necessário reduzir o consumo de energia e quintuplicar a velocidade do processador. Apesar disso, a data de lançamento do produto ainda não foi definida, mas ele deverá chegar ao mercado um preço em torno de US$ 400.