IBGE prevê crescimento recorde na indústria

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de janeiro de 2005 as 12:22, por: cdb

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que a indústria deverá bater um recorde de produção do Plano Real, iniciado em 1994. Até novembro, o setor cresceu 8,3%. O maior crescimento desde o início do Plano Real foi registrado em 1994 quando a indústria teve expansão de 7,6%.

De acordo com o chefe da coordenação de indústria do IBGE, Silvio Sales, para a produção da indústria ficar igual ou menor do que 7,6% teria que ter uma queda muito forte em dezembro, o que não deve ter acontecido.

Antes do Plano Real, o maior crescimento foi registrado em 1986, durante o Plano Cruzado, quando o setor registrou alta na produção de 10,9%.

Os resultados da produção de novembro também revelam que a indústria cresce há 15 meses seguidos quando se compara com o mesmo período do ano anterior. Um crescimento tão duradouro só havia ocorrido entre agosto de 1999 e maio de 2001, quando um houve crescimento ininterrupto por 22 meses. O período corresponde à segunda fase do Real, com câmbio flutuante, antes do racionamento de energia dos ataques terroristas de 11 de setembro.