Ibama faz última audiência sobre integração do rio Chico

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005 as 10:33, por: cdb

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promove a oitava e última audiência pública sobre o processo de licenciamento ambiental do projeto de integração da Bacia do Rio São Francisco.

Será às 18h30 na Universidade Federal de Alagoas em Maceió. A primeira ocorreu em Fortaleza, no dia 15 de janeiro, com a participação de 160 pessoas. As outras audiências foram realizadas em Natal, Souza (PB), Salgueiro (PE), Belo Horizonte, Salvador e Aracaju.

No dia 17 de janeiro, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos aprovou, com 36 votos, o parecer da Agência Nacional de Águas (ANA) afirmando que há quantidade suficiente de água no Rio São Francisco para o projeto de integração das bacias. Dez conselheiros se abstiveram e dois votaram contra. Agora, a ANA vai publicar oficialmente a outorga para o uso da água do “Velho Chico”. 

Os conselheiros ouviram os argumentos de especialistas da ANA, do Ministério da Integração Nacional e da Câmara Técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco sobre a capacidade hídrica do rio.

De acordo com o ministro interino do Ministério da Integração, Pedro Brito, entre os benefícios econômicos do projeto estão o aumento na geração de empregos, com 180 mil postos diretos, e o aumento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) regional nos estados receptores de água da Bacia do Rio São Francisco.