I Seminário de Educação de Governador Valadares discute a educação em tempo integral

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 12:31, por: cdb

Aconteceu na manhã e tarde de hoje (26), no Teatro Atiaia, o I Seminário de Educação de Governador Valadares, que versou sobre o tema As Diferentes Experiências da Educação em Tempo Integral – Utilização de Espaços Alternativos e foi conduzido pela professora Maria do Pilar Lacerda, que já foi secretária de educação básica do Ministério da Educação (MEC).

Na abertura, a secretária municipal de educação, Dalva Mendes Rabelo, deu as boas-vindas aos presentes e salientou a importância de eventos do tipo, já que “a Escola em Tempo Integral propõe a busca pela educação transformadora e focada na mudança”, explicou.

A prefeita Elisa Costa também esteve presente e, em seu discurso, foi enfática: “A grande aposta é a mudança pela Educação.” Além disso, ressaltou a importância deste mês de março para a cidade, não apenas por ser o mês das mulheres, mas também pelas conquistas na educação. “A vinda da universidade federal é um marco na história da nossa Valadares. Por isso, peço a vocês, educadores, que preparem bem os alunos do ensino médio e fundamental para que eles possam chegar à federal, estudar aqui e de graça, tendo acesso ao que a Universidade Federal de Juiz de Fora tem de melhor”, declarou.

A prefeita Elisa ainda fez o anúncio de que, no próximo vestibular da UFJF (previsto para o fim do ano), os alunos da rede pública de ensino poderão fazer um cursinho preparatório gratuito, de modo que possam disputar em pé de igualdade com aqueles que estudaram em escolas e cursinhos particulares.

Antes de sua palestra, bem-humorada a professora Maria do Pilar falou da importância de conhecer a si mesmo: “Quando buscamos a consciência daquilo que somos e desejamos ser; quando analisamos as possibilidades inesgotáveis que o momento nos oferece na área da educação em tempo integral, vemos o quanto é possível fazer e realizar – é tudo questão de energia e boa vontade”, disse.