Hospital do Fundão inaugura laboratório de Nutrologia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de dezembro de 2005 as 12:34, por: cdb

Foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira, o Laboratório de Nutrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

Campo de prática dos estudos do Serviço de Nutrologia – ciência que estuda o relacionamento entre alimentação e saúde- do Hospital do Fundão e localizado no quarto andar, no Laboratório de Nutrologia serão desenvolvidas as três principais linhas de investigação em pesquisa clínica: diabetes, obesidade e dislipidemia.

Nestas linhas de investigação, destacam-se os estudos sobre nutrição experimental, voltados ao estudo da ação dos fármacos e atividade metabólica, a cargo da pesquisadora Valéria Bendler, enquanto Vera Halfoun se dedica às pesquisas sobre os efeitos da microcirculação.

Os aspectos clínicos da obesidade mórbida tem à frente o endocrinologista João Régis, que publicará, em breve, trabalho em uma das mais conceituadas revistas científicas do setor.

Sob a responsabilidade do chefe do Serviço de Nutrologia, Prof. José Egídio de Oliveira, estarão os estudos sobre diabetes do tipo 1, com destaque para a etiologia e imunidade.

De acordo com Egídio, o Labaoratório de Nutrologia consolidará a realização de importantes parcerias, entre as quais se destaca o uso da terapia celular contra o diabetes, em conjunto com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), e que prevê o uso de células-tronco para induzir a produção de insulina em pâncreas de pacientes com a doença.

O uso de células-tronco também será experimentado para recuperação de lesões do fígado, em pesquisa coordenada pela Profª Léa Mirian, do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital do Fundão.

Além disso, a partir da inauguração do novo laboratório, será retomada a realização dos transplantes duplos de rim-pâncreas.