Hospital do Fundão faz apelo por doadores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 17 de novembro de 2005 as 11:42, por: cdb

Por ter registrado nesta quarta-feira apenas 16 doadores, ou seja, menos de 25% do total ideal necessário de 80 doares, o Hospital do Fundão resolveu fazer um apelo às pessoas que estejam bem de saúde, pesando mais de 50 quilos e com idades entre 18 e 65 anos: que elas procurem o Serviço de Hemoterapia, a fim de abastecer aquela unidade de saúde com o produto.

Indispensável em cirurgias e outros procedimentos de saúde, o sangue é um produto para o qual não há ainda um substituto artificial com as mesmas qualidades.

As doações feitas ao Hospital do Fundão também abastecem a unidade de saúde pediátrica da UFRJ, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG).

Nos últimos seis meses, o total de coletas tem ficado em torno de 30, mas devido ao feriado, quando não há coleta, o estoque de sangue do hospital chegou a níveis críticos para todos os tipos de sangue. Daí, a necessidade do apelo por mais doadores.

O doador tem que levar um documento de identidade e não é preciso estar em jejum completo para fazer a doação de sangue.

O atendimento é feito entre 8h e 13h30, no 3º andar do Hospital do Fundão.

Caso tenha alguma dúvida, o candidato a doador de sangue pode dirimir dúvidas pelo telefone 2562-2305, pelo e-mail hemoter@hucff.ufrj.br ou na página do hospital, em www.hucff.ufrj.br