Hospital da Mulher recebe amanhã Certificado de ‘Amigo da Criança’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 12:37, por: cdb

29/02/2012 – 15:35 Secretaria de Saúde Prefeito estará no ato de entrega, às 10h

 

Depois de ter sido aprovado “com louvor” pela equipe de avaliação do Ministério da Saúde, o Hospital da Mulher de Santo André receberá nesta quinta-feira, 1º de março, o certificado IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança). Autoridades municipais, estaduais e do Ministério da Saúde, tendo à frente o Prefeito e o Secretário municipal de Saúde Dr. Antonio Di Giovanni Neto, participarão de cerimônia às 10h no Anfiteatro do Hospital.

A iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada em 1990 pela OMS e UNICEF para promover, proteger e apoiar a amamentação. Foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992 e desde então, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, vem capacitando profissionais, realizando avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento. O certificado é concedido aos hospitais que incentivam o aleitamento materno. A Auditoria Global no Hospital da Mulher para emissão de parecer final foi realizada entre 13 e 15 de setembro de 2010. Gerenciado pela Fundação do ABC desde a inauguração em 2008, o Hospital da Mulher de Santo André é o terceiro da rede FUABC a conquistar o selo ‘Amigo da Criança’. Também são certificados os hospitais Mário Covas de Santo André e HMU (Hospital Municipal Universitário, de São Bernardo).

Preparação e qualificação: A preparação do Hospital da Mulher foi dividida em cinco fases a partir de meados de 2009. Na primeira foram criadas as normas escritas e feita a capacitação inicial de 90% dos colaboradores. Na segunda foram treinados os novos colaboradores e médicos, além de implantadas as normas do aleitamento. Na etapa seguinte, a terceira, o hospital foi aprovado por pré-auditoria do Ministério da Saúde sobre os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

Os avaliadores também realizaram entrevistas com mães internadas, funcionários e médicos, além de análise de documentos, normas e rotinas do hospital. Na quarta fase foram feitas as adequações para cumprimento de necessidades como colocação de quadros e cartazes, inclusive de campanhas nacionais alertando para os benefícios do aleitamento materno. A última fase dos treinamentos englobou a rede pública de saúde de Santo André, com capacitação de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) a partir de abril deste ano. “A certificação é um louvor para o município e logicamente ajuda na humanização do atendimento às munícipes. Tanto a continuidade nos treinamentos como também dos novos colaboradores será mantida, para sempre estarmos dentro do propósito da certificação, dentre outras que  já possuímos”, afirma o Superintendente do Hospital, Amauri Chincho.

Banco de Leite: Para ajudar nos treinamentos da rede andreense, o Hospital da Mulher-FUABC disponibilizou materiais de apoio com vídeo de aleitamento materno do Ministério da Saúde, CD contendo aulas sobre ‘Manejo Clínico em Aleitamento Materno’ (curso de 20 horas), outro CD com o álbum seriado proposto pelo Ministério da Saúde, além de folder do Banco de Leite Humano do hospital.  Os treinamentos não terão fim, já que o projeto engloba programa de capacitação contínua com colaboradores do hospital e da rede básica de saúde de Santo André.

Item fundamental para o selo ‘Amigo da Criança’, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher-FUABC passou por análise anual da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano e foi aprovado em todos os quesitos: produção de leite, funcionárias, equipamentos e condições ambientais. A Rede parabenizou o hospital pelo BLH, pois a precisão das informações valoriza os trabalhos dos bancos de leite em âmbito nacional e mundial.

Hospital da Mulher de Santo André, Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório. Entrega de Certificado IHAC às 10h, Anfiteatro.

 

Informações à Imprensa

– Fundação do ABC

Malu Marcoccia/Eduardo Nascimento: (11) 2666-5431.

– Prefeitura de Santo André

José Henrique Mioto: (11) 4433-0747.

Download Original Hospital da MulherFoto: Norberto da Silva/PSA Download Original Hospital da MulherFoto: Noberto da Silva/ PSA