Hospitais de Porto Alegre ficam lotados

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 9 de junho de 2003 as 05:08, por: cdb

Os saguões de alguns hospitais da capital e região metropolitana ficaram lotados neste domingo devido às temperaturas baixas do final de semana. No Hospital Conceição, é preciso usar os corredores para o atendimento.

Bronquites e problemas respiratórios em geral são as principais doenças que levam os gaúchos às emergências nesta época do ano. No Hospital de Clínicas, a emergência para adultos tem 83 pacientes, enquanto a capacidade é para 38.

Na pediatria, 19 crianças aguardam leito. O Hospital Conceição registra 90 pacientes aguardando leito e realiza atendimento nos corredores. A capacidade da emergência é para 50 pessoas.

A Santa Casa e o Hospital São Lucas da PUC também registram movimento acima da sua capacidade. A área de internação do Hospital Presidente Vargas também estava com seus leitos lotados.

Na emergência pediátrica, o atendimento foi constante na tarde de domingo e a maioria dos leitos reservas foram usados.

Os hospitais Nossa Senhora das Graças, em Canoas; São Camilo, em Esteio; e Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, estão completamente lotados.

Segundo a secretária substituta da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Boll, este tipo de lotação é normal nesta época do ano. Ela diz que o melhor é procurar postos de saúde antes que a situação se agrave, pois isso aliviaria as emergências. As informações são da Rádio Gaúcha.