Horário de verão entra em vigor

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 19 de outubro de 2003 as 12:10, por: cdb

A 30ª edição do horário de verão brasileiro, que começou na zero hora deste domingo, segue até o dia 15 de fevereiro de 2004. Os relógios foram adiantados em uma hora no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

A expectativa de economia de energia no sistema interligado brasileiro, de acordo com o Operador Nacional do Sistema, é de 0,5%, e de 5,2% de redução na demanda. Em termos de demanda máxima, ou seja, o pico diário da carga, que ocorre das 18 às 22h, a redução deverá superar o valor de 2.230 MW, o equivalente ao consumo no horário de ponta de Santa Catarina.

Para o consumidor residencial, como alertou o gerente, a economia se dará na menor utilização da iluminação artificial e pode gerar uma redução de até 5% no consumo mensal. “A vantagem é que o sistema opera com segurança, com mais folga, o que diminui riscos de desligamentos ou apagões”, disse Godinho.

No Rio de Janeiro, a Rodoviária Novo Rio informa que o horário de verão não alterará os horários das saídas dos ônibus até as 2h da madrugada de domingo, dia 19. As viagens marcadas até as 1h55 não sofrerão mudanças em seus horários de saída.