Homenagem aos negros no Cemitério do Imigrante nesta quinta-feira (17/11)

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 13:49, por: cdb

Nesta manhã desta quinta-feira (17/11) foi prestada uma homenagem aos negros sepultados no Cemitério do Imigrante. O ato de reverência teve a participação dos grupos Afoxé Omilodê e Ilê Axé Iya Omilodê e de membros da Casa da Vó Joaquina. Com cânticos e danças, a cerimônia prestou homenagens aos negros que participaram do processo de colonização de Joinville e que foram sepultados neste local.

O Cemitério do Imigrante foi o primeiro espaço público para sepultamentos e recebia católicos e luteranos de diferentes etnias como mostram os estudos recentes. Segundo pesquisa realizada por pesquisadores da Fundação Cultural de Joinville, 14 afro-brasileiros estão sepultados no Cemitério do Imigrante.

O ato realizado no cemitério foi apenas uma das atividades desenvolvidas pela Casa da Vó Joaquina e dos grupos Afoxé Omilodê e Ilê Axé Iya Omilodê em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. As atividades, que ocorrem até o dia 21/11, fazem parte do projeto “Semana da Consciência Negra em Joinville – Ilê Axé Iya Omilodê”, aprovado no Edital 2011 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), da Fundação Cultural de Joinville (FCJ).

Fundação Cultural de Joinville (FCJ)
Jenifer Leu – Jornalista
imprensa@joinvillecultural.sc.gov.br | (47) 3433.2190 | (47) 8413.9262
www.joinvillecultural.sc.gov.br | @JoinCultural