Hollywood oferece prêmio de até US$500 por gravações piratas

Arquivado em:
Publicado Quarta, 23 de Junho de 2004 às 10:43, por: CdB

A indústria norte-americana de cinema está pedindo a colaboração de funcionários das salas de exibição para ajudar no combate à pirataria. Quem colaborar pode ganhar um prêmio de até 500 dólares por cada pessoa flagrada gravando filmes ilegalmente e denunciada à polícia.

O Programa de Prêmios para o Combate à Gravação foi lançado na segunda-feira pela Associação das Produtoras de Cinema dos EUA (MPAA), que representa os grandes estúdios, e a Associação Nacional de Proprietários de Cinemas (NATO).

A gravação de filmes com câmeras de vídeo tornou-se uma fonte grande de pirataria. A maioria dos filmes descarregados na internet é fruto desse tipo de gravação, segundo Matt Grossman, representante da MPAA.

De acordo com a associação, o que normalmente acontece é que os filmes são gravados com câmeras de vídeo nos primeiros dias após sua estréia nos EUA, depois distribuídos mundialmente sob forma digital por meio de redes de partilha de arquivos e outros serviços online.

Em seguida, laboratórios no exterior utilizam os filmes pirateados para produzir DVDs ilegais que são distribuídos em massa nas ruas de cidades de todo o mundo.

Em 2003 a MPAA apreendeu 52 milhões de discos em todo o mundo, com custo estimado de 3,5 bilhões de dólares.

O programa de recompensas está sendo financiado pela MPAA. O valor a ser pago será decidido pela própria MPAA e se baseia em vários fatores, como a detenção ou não do suspeito e se o momento em que a pirataria foi cometida está ligado ao lançamento do filme.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo