Hollywood homenageia Robert Altman três meses depois da sua morte

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007 as 17:08, por: cdb

Três meses após a morte de Robert Altman, aos 81 anos de idade, o cineasta conhecido pelo seu espírito independente terá um prêmio com seu nome e competirá, ainda este ano, pelo prêmio de melhor diretor por ” A Última Noite”.

A Film Independent, organizadora do anual Independent Spirit Awards, o “Oscar” do cinema de arte, criou o prêmio Robert Altman, que será dado ao elenco e diretor de um filme. O primeiro Robert Altman Award será entregue em 2008.

Na cerimônia do Independent Spirit Awards que terá lugar em Santa Monica em 24 de fevereiro, onde Altman estará competindo pelo prêmio de melhor diretor com seu último filme, “A Última Noite,” o cineasta também receberá um troféu honorário “pelo conjunto de sua obra e sua contribuição para o gênero dos filmes com grande elenco.”

Atores queridos do diretor como Helen Mirren, Robert Downey Jr., Elliott Gould, Christopher Guest, Sally Kellerman, Andie MacDowell e John C. Reilly estão entre os atores que devem render homenagem a Altman na cerimônia.

Homenagens religiosas em memória do diretor foram programadas para 20 de fevereiro em Nova York e 4 de março em Los Angeles.

A de Nova York terá a presença de colaboradores de Altman como Bob Balaban, Harry Belafonte, Kevin Kline, Julianne Moore, Tim Robbins, Alan Rudolph, Joan Tewkesbury, Lily Tomlin e Gary Trudeau. Os filhos de Altman, Michael, Stephen, Robert Reed e Matthew, vão participar da cerimônia, e devem apresentar-se Annie Ross, William Bolcom, Elvis Costello e a Kansas City Orchestra.

A homenagem em memória de Altman em Nova York está marcado para o meio-dia de 20 de fevereiro no Majestic Theater, na Broadway. O de Los Angeles será às 14h de 4 de março no DGA Theater.

Diretor de filmes como “MASH”, “Nashville” e “O jogador”, Robert Altman recebeu um Oscar honorário no ano passado por “uma carreira que repetidas vezes reinventou o cinema como forma de arte e inspirou tanto cineastas quanto o público”. Altman morreu em novembro de complicações decorrentes do câncer.