História e charme no roteiro do Curta Curitiba a Pé

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Março de 2012 às 05:38, por: CdB

A charmosa região central da cidade será redescoberta por curitibanos e visitantes que caminharem pelo novo roteiro turístico Curta Curitiba a Pé. O mapa foi lançado nesta quarta-feira (28), pelo prefeito Luciano Ducci, no Paço da Liberdade e tem indicações para três tipos de passeios pela região central, que podem ser feitos em agradáveis caminhadas.

"Como todas as cidades referência em turismo temos um roteiro de estímulo para caminhadas pelo Centro, onde a Prefeitura já promoveu várias revitalizações e continua a investir em melhorias", disse o prefeito. "Com o interesse de visitantes e dos curitibanos conseguimos estimular vendas no comércio local e tornar a região mais movimentada e segura".
 

Nos últimos sete anos, a Prefeitura promoveu uma transformação marcante no Centro e no Setor Histórico, com a revitalização da rua Riachuelo, da praça Tiradentes e do Paço da Liberdade, instalação de iluminação cênica e de câmaras de segurança. Para dar continuidade ao trabalho, nesta semana o prefeito Luciano Ducci anunciou a revitalização da São Francisco, rua histórica da cidade.
Com os investimentos em obras e no lançamento de produtos como o Curta Curitiba a Pé, a intenção é valorizar o patrimônio da cidade e aumentar o número de turistas em 2012. A expectativa é que aproximadamente quatro milhões de pessoas visitam a cidade neste ano, quase 10% a mais que no ano passado.
 

O mapa - O Curta Curitiba a Pé foi elaborado pelo Instituto Municipal de Turismo e Fundação Cultural de Curitiba. A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, lembrou que roteiro Curta Curitiba a Pé será também um instrumento para bem receber o turista na Copa do Mundo de 2014. Curitiba é uma das cidades-sede do mundial.

"O roteiro faz com que o visitante se aproprie no ambiente urbano e esse é o principal objetivo de um destino turístico cidade como Curitiba", explicou Juliana. "As indicações dos locais a serem visitados foram obtidas a partir de roteiros pré-existentes e reúnem o 'must see' de Curitiba", completou Juliana ao lado da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli.
 

O texto do mapa, assinado por Maí Nascimento Mendonça, mostra aspectos de várias épocas da cidade, que nasceu em 1693. O mapa é dividido em três tipos de roteiros e será distribuído nos dez Postos de Informação Turística (PITs), hotéis e nos principais pontos turísticos da cidade.
 

No Roteiro Principal, o passado é o destaque. O visitante poderá explorar 39 prédios e pontos históricos concentrados na região central de Curitiba, como a Sociedade Operário, o Palácio Garibaldi, Belvedere da praça João Cândido, a Galeria Tijucas, o Edifício Garcez, a praça Tiradentes. 
 

A fachada da primeira farmácia de Curitiba, fundada em 1857 pelo imigrante alemão Augusto Stellfeld na praça Tiradentes, e o prédio art-nouveau da XV de Novembro, que agora abriga as lojas Marisa, também estão no Roteiro Principal.

Já o Roteiro Alternativo mostra a diversidade cultural e étnica da cidade e sugere visitas ao Memorial Árabe, Teatro Guaíra, à Mesquita Iman Ali, Rua 24 Horas. O Passeio Público, primeiro parque municipal de cidade, aberto em 1886, o Colégio Estadual, a Casa do Estudante Universitário e a Universidade Federal do Paraná – a primeira do Brasil,em 1912 – também estão na lista.

Por fim, o Roteiro Gastronômico é obrigatório, com bares, restaurantes e confeitarias que têm mais de 50 anos de tradição. O churrasco do Bar Palácio, a rabada com polenta do São Francisco, a broa da Padaria América são lembrados.
 

O material também apresenta a Feira do Largo da Ordem que, aos domingos, exibe e vende o trabalho de 1.300 artesãos. Textos sobre o ônibus da Linha Turismo, o Paço da Liberdade, a rua XV de Novembro e a travessa Nestor de Castro completam o mapa.
 

O lançamento do Curta Curitiba a Pé teve a participação do presidente da Fecomercio, Darci Piana; do secretário de Estado de Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha; de secretários municipais, do administrador da Regional Matriz, Luiz Haiakawa; de representantes das principais instituições do setor turístico paranaense; e dos vereadores Serginho do Posto e Jair Cézar, que aproveitou a ocasião para fazer parte do passeio. "Vim caminhando da Câmara Municipal até o Paço da Liberdade nesse dia maravilhoso de outono, típico de Curitiba", contou o vereador.
 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo