Hidratação é fundamental para o equilíbrio do corpo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 5 de abril de 2006 as 19:44, por: cdb

O corpo elimina uma grande quantidade de água pelo suor, conforme a freqüência e a intensidade da atividade física, assim como da temperatura e umidade ambientais. Hidratar-se é a melhor defesa contra o aquecimento pois, com a hidratação adequada é possível alcançar o equilíbrio entre consumo e perda de água. A diferença entre o peso corporal antes e depois do exercício poderia ser utilizada para indicar a perda de água durante o exercício e a reidratação necessária para a atividade subseqüente. De fato, se a hidratação for entregue somente ao controle da sede, a reidratação poderia levar alguns dias para o total restabelecimento hídrico, mesmo após grave desidratação.

A ingestão “extra” de água antes do exercício, em ambientes quentes, proporciona alguma proteção, aumentando a sudorese e evitando significativamente grandes elevações da temperatura interna durante o exercício. Seria indicado o consumo de 400 a 600 ml de água, 20 minutos antes do início da atividade física. No entanto, esse procedimento não elimina a necessidade de reposição contínua de água durante o exercício. Um volume de cerca de 250 ml ingerido a cada 10 a 15 minutos de intervalo é satisfatório, pois maiores volumes tenderiam a produzir a sensação de “estômago cheio”.

Algumas pessoas se iludem com a diferença de peso entre o início e o final do exercício. Essa diferença representa a quantidade de líquido perdido com a atividade, e não o peso perdido em forma de gordura. O líquido precisa ser reposto de qualquer maneira, mas essa reposição não tem a função de compensar a quantidade de calorias gastas durante a atividade física, pois a água não tem valor calórico, ela só evita a desidratação. Se o indivíduo faz uma dieta balanceada e pratica esportes, a perda de peso e gordura corporal vai acontecer de qualquer forma.

Os isotônicos só precisam ser realmente consumidos quando o indivíduo perde mais de 2% do peso corporal pela transpiração. Nestes casos é melhor usá-los no lugar da água porque uma grande quantidade de sódio e outros minerais são eliminados.