Herdeiros de Versace querem levantar US$17 mi com leilão de arte

Arquivado em:
Publicado Sábado, 05 de Fevereiro de 2005 às 08:07, por: CdB

Os herdeiros do estilista italiano assassinado Gianni Versace esperam levantar até 17 milhões de dólares com a venda de obras de artistas como Roy Lichtenstein que estavam na residência de Versace em Nova York, informou na quinta-feira a casa de leilões Sotheby's.

A intenção é que o leilão de objetos da casa de Versace renda mais do que os 10 milhões de dólares obtidos com um leilão em 2001, quando os herdeiros do estilista assassinado venderam móveis, obras de arte e desenhos de moda de sua casa em Miami.

Gianni Versace foi morto a tiros diante de sua mansão na Flórida em julho de 1997 pelo serial killer Andrew Cunanan. Mais tarde, depois de atravessar o país cometendo outras mortes, o assassino cometeu suicídio.

A Sotheby's disse que as obras de arte da coleção de Versace serão vendidas como parte de três grandes leilões marcados para Nova York: de obras de arte do século 19, em 20 de abril, de pinturas impressionistas e modernas, em 3 e 4 de maio, e de arte contemporânea, em 10 e 11 de maio.

O maior destaque da coleção, com a qual a Sotheby's prevê obter entre 12,3 e 17,4 milhões de dólares, é a tela "Nu Azul", de Roy Lichtenstein, de 1995, estimada em entre 2,5 e 3,5 milhões de dólares.

Após a morte de Gianni Versace, o controle sobre a empresa de moda que ele fundou passou para sua irmã, Donatella, e seu irmão Santo, que possuem 50 por cento do negócio. Uma sobrinha de Versace, Allegra, que completou 18 anos no ano passado, é dona da outra metade da empresa, que está se esforçando para reverter a perda de 26,5 milhões de euros (34,3 milhões de dólares) em 2003.

Os móveis e objetos de decoração da coleção de Versace serão vendidos em outro leilão a ser realizado no segundo semestre deste ano.

A vice-presidente sênior da Sotheby's, Elaine Whitmire, descreveu a residência de Versace em Nova York como "santuário da sofisticação".

A casa de Versace em Nova York ficava num quarteirão de alta classe perto do Central Park, no distrito elegante de Upper East Side. O estilista encheu a casa de pinturas contemporâneas justapostas com mobília neoclássica européia e objetos de vidro italiano.

Entre os objetos mais importantes da coleção de Versace estão um trabalho sem título de Jean-Michel Basquiat, de 1982, com preço estimado de até 1,8 milhão de dólares, e, do mesmo artista, "Taxi", de 1986, que a Sotheby's diz prever que seja arrematado por até 1,2 milhão de dólares.

Entre os trabalhos de arte impressionista e moderna que vão fazer parte do leilão de maio estão desenhos de Henri Matisse e Edgard Degas, além de aquarelas de Marc Chagall e Raoul Dufy.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo