HemoRio prossegue campanha para doações de sangue

Arquivado em:
Publicado Quarta, 23 de Junho de 2004 às 07:58, por: CdB

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HemoRio), da Secretaria de Saúde, prossegue nesta quarta-feira com a campanha Mulher + Solidária através da 1ª Feira de Ação Social e Doação de Sangue que busca conscientizar a população feminina sobre a importância da doação de sangue e aumentar o número de doadoras voluntárias no Estado do Rio de Janeiro.

O evento foi aberto nesta terça-feira com homenagens a duas mulheres campeãs de doações na Instituição: Mercedes Torres Pinheiro, aos 41 anos, já realizou 69 doações e Tatiane Fernandes da Silva é a doadora mais jovem com o maior número de doações. Aos 20 anos, já doou 5 vezes. A atriz Elizângela, madrinha da campanha, alertou a população para a conscientização da doação de sangue e incentivou as mulheres a serem porta-vozes desta ação.

- A mulher tem hoje um papel fundamental na sociedade. E temos que mostrar que, além de solidárias, somos conscientes - afirmou.

Mas nem só as mulheres fizeram sucesso. O bombeiro José Albucacys Júnior, que sempre esteve engajado nas campanhas, doou sangue pela terceira vez e fez a festa para as mais de 500 pessoas que estiveram presentes à feira.

- Respeito muito o trabalho do HemoRio. Campanhas como essa só fazem enaltecer a figura feminina como cidadã e multiplicadora. De vida e solidariedade -concluiu.

Durante a feira, além da doação de sangue, temas de interesse social, como câncer de mama, aleitamento materno, doenças sexualmente transmissíveis, reciclagem de lixo e conservação de energia, foram discutidas. Também foram oferecidos serviços gratuitos, como shiatsu, massagem, corte de cabelo e verificação de pressão arterial.

Para quem quiser participar da campanha, a feira estará funcionando até às 16h, mas a conscientização para aumentar o número de doadoras do sexo feminino continuará. Segundo Katia Motta, diretora-geral do HemoRio, o número de mulheres que comparecem para doar sangue ainda é muito pequeno.

- Do total de doadores, somente 26% são do sexo feminino. Esta campanha servirá para alertar as mulheres e revertermos esse quadro - garantiu.

O HemoRio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, e fica localizado na Rua Frei Caneca, 8, Centro do Rio. Mais informações podem ser obtidas através do Disque-Sangue no telefone 0800 282-0708.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo