HemoRio promove Semana do Doador Voluntário de Sangue

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 18 de novembro de 2005 as 12:25, por: cdb

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), da Secretaria de Saúde, promove a partir da próxima segunda-feira a Semana do Doador Voluntário de Sangue.

– O evento tem como objetivo homenagear os doadores que se destacaram ao longo do ano e prestigiar a participação de tantos outros heróis anônimos que dedicam parte do seu tempo para salvar a vida de milhares de pessoas em todo o estado – comentou a diretora geral do Hemorio, Katia Motta.

A campanha espera aumentar em 30% o número de doações e conseguir um estoque suficiente para suprir as demandas que ocorrem no fim do ano, época em que há uma queda no número de doadores voluntários e um crescimento pela necessidade de sangue nas emergências dos hospitais, principalmente devido ao grande número de acidentes nas estradas.

Na semana estão programadas diversas brincadeiras educativas, sorteio de brindes, apresentação dos corais da Fundação Rubem Berta e de Furnas, além do lançamento do vídeo “Valorização da vida”, com a atriz Taís Araújo, que também fará uma homenagem aos doadores no dia 24 a partir das 14h.

Fundado na Lapa em 1944, o Hemorio foi o primeiro banco de sangue público do Brasil e atualmente abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde, entre elas as grandes emergências, como as dos hospitais Souza Aguiar, Salgado Filho e Getúlio Vargas, além de maternidades e UTIs neonatais.

Apesar do Hemorio ter capacidade para atender 600 voluntários por dia, a média de doadores que comparecem é 350, aproximadamente.

Em recentes pesquisas, verificou-se que apenas 1,8% da população doa sangue, quando seria necessário que de 3 a 5% adotassem essa prática para que pudessem ser atendidas as demandas transfusionais, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde.

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento oficial de identidade com foto.

Não é necessário estar em jejum. O voluntário deve apenas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

O Hemorio funciona todos os dias, de segunda a domingo, inclusive feriados, das 7h às 18h, e fica localizado na Rua Frei Caneca 8, no Centro, ao lado do Campo de Santana e do Hospital Souza Aguiar.

O Instituto também oferece aos voluntários o Disque-Sangue (0800 282-0708) para o agendamento de doações, assim como esclarecimento de dúvidas e fornecimento dos endereços de outros postos de coleta.