HemoRio promove 3ª Semana Interna de Doação de Sangue

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 9 de junho de 2003 as 15:24, por: cdb

O Instituto de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (HemoRio) promove, a partir desta segunda-feira, a 3ª Semana Interna de Doação de Sangue. Apesar de ser destinada principalmente à mobilização dos funcionários e familiares dos pacientes da unidade, a campanha também abre espaço para a participação de qualquer pessoa que queira e esteja apta a doar sangue.

Quem participar da Semana Interna poderá ainda ajudar às crianças assistidas pelo Programa Primeiros Passos, que acompanha o desenvolvimento dos bebês portadores de doença falciforme. Nesse mesmo período, o HemoRio realiza a Campanha do Leite, recebendo também doações de latas de leite em pó que serão distribuídas aos cadastrados no programa.

As principais condições para que as pessoas possam doar sangue são estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, evitar estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem à doação, não ser usuário de drogas, não estar grávida nem amamentando e não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para Aids.

A campanha termina na próxima sexta-feira, mas o HemoRio alerta que os doadores podem procurar o instituto em qualquer época do ano, já que a captação de sangue é um serviço permanente da unidade.