HemoRio abre no feriadão para doações de sangue

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de abril de 2006 as 11:37, por: cdb

O HemoRio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti), da Secretaria de Estado de Saúde, funcionará normalmente no feriado do Dia do Trabalho (1 de maio) para atender os voluntários à doação de sangue. Geralmente, nas semanas que antecedem os feriados prolongados, aumenta a preocupação com a falta de sangue nos hemocentros, mas há queda no número de doadores.Para que a semana do feriado transcorra sem problemas,  a Secretaria de Saúde, faz um apelo para que as pessoas doem sangue.

O HemoRio dispõe do Disque-Sangue (0800 282 0708), onde o voluntário pode esclarecer dúvidas e agendar um horário para realizar a doação, assim como obter informações de outros postos de coleta. A diretora do HemoRio, Kátia Motta, lembrou que o desequilíbrio gerado pela falta de sangue preocupa os profissionais que trabalham nas unidades, de forma mais intensa nos hospitais de emergência.

O HemoRio é o hemocentro coordenador do Rio de Janeiro que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas as grandes emergências, como as dos hospitais Souza Aguiar, Salgado Filho e Getúlio Vargas, além de maternidades e UTIs neonatais.

Para ser um doador é preciso respeitar os pré-requisitos básicos: trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, não ser usuário de drogas ilícitas e não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Não é necessário estar em jejum – o voluntário deve somente evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

O instituto funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, e fica na Rua Frei Caneca 8, Centro do Rio, ao lado do Campo de Santana e do Hospital Souza Aguiar.