Helicóptero da Aeronáutica já está à disposição da polícia no RJ

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007 as 21:01, por: cdb

O Comando Geral da Aeronáutica autorizou o empréstimo de helicópteros às polícias do Rio de Janeiro, para o transporte de tropas. Segundo a assessoria de imprensa do 3o Comando Aéreo Regional, com sede no Rio, as aeronaves poderão ser cedidas quando houver demanda da polícia fluminense, desde que não prejudique os cronogramas de missões da força aérea.

O pedido de empréstimo foi feito no dia 22 de janeiro, pelo Gabinete de Gestão Integrada de Segurança do Rio de Janeiro, ao Comando Aéreo Regional. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública, que coordena o gabinete, ainda não há previsão de solicitação do helicóptero.

Entre os helicópteros de transporte de tropas da Aeronáutica estão o Bell Iroquois e o Super Puma. Este último, com capacidade de transportar até 20 soldados, fica na Base Aérea dos Afonsos, na zona oeste do Rio.

O Gabinete de Gestão Integrada, implantado no Rio de Janeiro no dia 15 de janeiro, conta com representantes das Forças armadas e de órgãos de segurança federais, estaduais e municipais.

Entre as medidas já adotadas pelo gabinete estão o uso da Força Nacional de Segurança no combate ao tráfico de drogas e de armas no estado e o patrulhamento do entorno dos quartéis pelas forças armadas.