Harvard gera críticas por comentar performance de mulheres na ciência

Arquivado em:
Publicado Terça, 18 de Janeiro de 2005 às 17:11, por: CdB

O presidente da Universidade de Harvard, Lawrence H. Summers, está sendo duramente criticado por ter afirmado, durante uma conferência acadêmica na semana passada, que diferenças de gênero inatas podem explicar por que menos mulheres conseguem ser bem sucedidas na ciência e nas carreiras matemáticas.

O ponto de vista de Summers levou a professora de Biologia do Massachusetts Institute of Tecnology Nancy Hopkins - formada em Harvard - a deixar a sala de conferência. "É tão irritante o fato de todas aquelas mulheres brilhantes (em Harvard) serem lideradas por um homem que pensa desta forma", afirmou ela, segundo o jornal The Boston Globe.

"Quando ele começou a falar sobre as diferenças inatas de aptidão entre homens e mulheres, eu simplesmente não podia respirar porque esse tipo de preconceito me faz ficar fisicamente doente", continuou Hopkins. "Não vamos nos esquecer que as pessoas costumavam dizer que mulheres não podiam guiar automóveis."

Ontem à noite, Summers assinou um comunicado no qual afirma que suas declarações foram mal interpretadas. "Eu não disse aquilo, nem penso desta maneira", afirma a nota. Ao mesmo tempo, afirmou: "Peço desculpas por qualquer tipo de desentendimento, mas acredito que levantar questões, discutir fatores múltiplos que possam explicar um problema difícil e procurar entender como se interrelacionam é vital".

Várias outras mulheres que assistiram à conferência disseram ontem que estavam surpresas ou ultrajadas com os comentários de Summers e Denice D. Denton, chanceler designada pela Universidade da Califórnia, Santa Cruz, que permaneceu na conferência até o fim, questionou Summers duramente, dizendo que ela precisava "dizer a verdade ao poder".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo