Harry, caçula de Charles, segue para frente de batalha no Iraque

Arquivado em:
Publicado Quinta, 22 de Fevereiro de 2007 às 09:36, por: CdB

O príncipe Harry, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, será enviado ao Iraque com seu regimento, confirmou o Ministério da Defesa britânico, em comunicado nesta quinta-feira. O filho mais novo do príncipe Charles, com 22 anos, torna-se, assim, o primeiro membro destacado da Família Real britânica a servir na frente de batalha desde 1982, quando um de seus tios, o príncipe Andrew, pilotou um helicóptero na Guerra das Malvinas.

O anúncio acontece um dia depois de o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, informar à Câmara dos Comuns sobre a retirada nos próximos meses de 1,6 mil dos 7,1 mil soldados britânicos que estão naquele país.

Retirada

Em um pronunciamento no Parlamento britânico, Blair anunciou o retorno de parte dos soldados que estão em Basra, no sul do Iraque, já nas próximas semanas. A expectativa é de que 3 mil soldados tenham retornado à Grã-Bretanha até o Natal. O anúncio vem sendo esperado, junto às tropas, há algum tempo, desde o fim da Operação Sinbad, em Basra, que tinha o objetivo de transferir para os iraquianos a responsabilidade pela segurança. No entanto, relatos de que todos os soldados britânicos terão retornado até o final de 2008 não representam a realidade do momento. Fontes do Parlamento britânico afirmam que a retirada é "um pouco mais lenta" do que o esperado e que "se as condições piorarem, o processo pode levar ainda mais tempo".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo