Harrison Ford ganha estrela na Calçada da Fama

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 1 de junho de 2003 as 13:10, por: cdb

O astro de Hollywood Harrison Ford, que atuou em quatro dos filmes de maior bilheteria da história do cinema, ganhou uma estrela na Calçada da Fama.

Ford, que protagonizou Guerra nas Estrelas e os filmes da série Indiana Jones, foi à inauguração de sua estrela no Hollywood Boulevard acompanhado da namorada, a atriz Calista Flockhart, da mãe e do cineasta e amigo Steven Spielberg.

“Fico agradecido por este tesouro”, disse o ator timidamente, em frente ao pequeno grupo que se reuniu para acompanhar a cerimônia em que foi desvelada a estrela de número 2.226 da Calçada da Fama, que fica em frente ao Kodak Theatre, onde acontece a entrega do Oscar.

Ford, um dos atores mais bem pagos de Hollywood, disse que nunca pensou em se tornar um astro, após começar na indústria do cinema trabalhando como carpinteiro. Ele nasceu em Chicago, no ano de 1942, e atuou em 35 filmes, 10 dos quais arrecadaram mais de 100 milhões de dólares.

Guerra nas Estrelas e as seqüências Guerra nas Estrelas 2 – O Império Contra-Ataca e Guerra nas Estrelas 3 – O Retorno de Jedi, além de Os Caçadores da Arca Perdida, são quatro dos filmes de maior bilheteria da história de Hollywood. Sob a direção de Spielberg, o ator vai protagonizar mais um filme da série Indiana Jones, que deverá estrear em 2005.

Ford começou na carreira de ator em 1966, com o filme I Dead Heat on a Merry-Go-Round, antes de aparecer em American Graffiti – Loucuras de Verão, filme de George Lucas que estreou em 1973. Mas foi no papel de “Han Solo” em Guerra nas Estrelas que o ator ganhou notoriedade internacional.