“Há uma nuvem de incerteza sobre a economia dos EUA”, diz secretário

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de março de 2003 as 09:51, por: cdb

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, disse acreditar numa forte recuperação da economia norte-americana depois que a crise do Iraque for resolvida.

“Por ora, há uma nuvem de incerteza sobre a economia norte-americana, que está contendo investidores e consumidores”, declarou Snow, em entrevista.

“Acredito que o que resolverá essa situação econômica é (…) acabar com a incerteza do conflito”, avaliou, acrescentando que “isso terá um efeito significativo no fortalecimento da recuperação”.

Ele afirmou, porém, que qualquer recuperação pós-guerra não seria suficiente e pediu ao Congresso que aprove o pacote de redução de impostos, de 726 bilhões de dólares, proposto pelo presidente George W. Bush para impulsionar a economia.

O plano orçamentário do presidente foi duramente criticado nas últimas semanas pelos congressistas, que temem seu impacto na situação fiscal dos Estados Unidos, inclusive diante da possibilidade de guerra com o Iraque.

Snow disse não saber qual seria o custo da guerra, mas insistiu que o presidente apresentará um orçamento suplementar quando for necessário.

“Há muito fatores imprevisíveis”, comentou, reforçando que o custo de uma guerra não é um assunto no qual o Tesouro esteja diretamente envolvido.