Há 49 anos em Limeira, Feira Livre servirá bolo aos visitantes para comemorar data

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 14:17, por: cdb

Fundada em 25 de março de 1963, a Feira Livre completa, neste domingo, 49 anos de existência em Limeira. As pessoas que visitarem as Feiras Livres da Avenida Maestro Xixirri e do Parque Nossa Senhora das Dores I e IV etapas neste dia 25 de março, se deliciarão com um pedaço de bolo de 75 quilos feito especialmente para celebrar a data.

Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Apoio à Zona Rural, João Santarosa, a Feira Livre teve uma participação importante em uma época que não existiam varejões e supermercados e ainda continua tendo, trazendo alimentos frescos e produtos de alta qualidade, como legumes e verduras diretos da horta, pastéis fritos na hora, além de sapatos e roupas, entre outros.

Atualmente há 101 feirantes cadastrados na Secretaria de Agricultura, que levam a Feira Livre em diversos bairros da cidade de terça-feira a domingo (confira abaixo dias e locais das Feiras Livres).

Para o secretário, a Feira Livre possui clientes diferenciados, sendo pessoas que, além de comprar, têm uma relação de amizade com os feirantes e outros clientes da Feira. “Além de um local para compras, a Feira Livre tornou-se um ponto de encontro para bate-papo entre os moradores do bairro”.

A circulação de pessoas nas Feiras, segundo a Secretaria, varia dependendo do dia da semana, sendo que aos finais de semana o movimento é maior.

Melhorias
Santarosa explica que nos últimos anos houve a Feira Livre contou com muitas melhorias, sendo padronização das bancas, bem como das cores predominantes: branco e verde, implantação de banheiros químicos para os feirantes e visitantes, cobertura do Pavilhão do Feirante, no bairro Nossa Senhora das Dores, além do asfaltamento da rua Evaristo Olivato Filho, onde é realizada a Feira Livre no Parque Nossa Senhora das Dores 1ª etapa. “E uma das reinvindicações era o carnê para pagamento com o código de barras, o que facilitou para os feirantes”, acrescenta o secretário.

Outra conquista para os feirantes, que os fortaleceu ainda mais, foi a criação da Asfel (Associação dos Feirantes de Limeira) no dia 27 de maio de 1996. “A distribuição do bolo em comemoração à data é um costume recente adotado nos último 4 anos pela Asfel”, lembra Santarosa.

Como se tornar um feirante
A pessoa interessada em se tornar um feirante deve entrar em contato com o Departamento de Abastecimento da Secretaria para saber sobre a disponibilidade de espaço para o tipo de produto a ser comercializado. “Assim evitamos uma concorrência excessiva do mesmo produto por Feira. Tendo o espaço disponível, é realizado um cadastro mediante um requerimento aberto junto ao Setor de Protocolo da Prefeitura”, finaliza Santarosa.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura, pelo telefone 3451-7309.

Confira os dias e locais das Feiras Livres:
Terça-feira:
Vila Queiróz
Jardim Santo André

Quarta-feira:
Jardim Bandeirantes
Jardim Ouro Verde
Parque Hipólito
Parque Nossa Senhora das Dores II

Quinta-feira:
Jardim Piratininga
Cecap
Vila Independência

Sexta-feira:
Jardim São Paulo
Vila Rosália
Jardim Teixeira Marques
Jardim Boa Esperança

Sábado:
Jardim do Lago
Jardim Santa Eulália
Vila Camargo
Jardim Lagos Nova
Jardim São Francisco
Jardim Vista Alegre

Domingo:
Vila Esteves
Parque Nossa Senhora das Dores I e IV