Guia de Fontes auxilia jornalistas na cobertura sobre Direitos Humanos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 27 de dezembro de 2002 as 18:08, por: cdb

Auxiliar a imprensa na cobertura jornalística sobre Direitos Humanos. Este é objetivo do Guia de Fontes em Direitos Humanos, que foi apresentado aos jornalistas na última quarta-feira, dia 18/12, no Ministério da Justiça, em Brasília e contou com a presença do secretário de estado dos Direitos Humanos, Paulo Sérgio Pinheiro, do diretor-editor da ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), Veet Vivarta e do representante da Conectas Direitos Humanos, Alex Criado.

O Guia de Fontes em Direitos Humanos foi produzido para facilitar o diálogo da imprensa com organizações e especialistas que possuem a correta compreensão do assunto. A versão completa do guia já está disponível na Internet desde o dia 20 de dezembro, no endereço www.guiadh.org. A disponibilização da publicação impressa está prevista para março de 2003.

Universidades, especialistas, organizações governamentais, não governamentais e internacionais ligadas a temas como infância e adolescência, povos indígenas, mulheres, afro-descendentes e deficientes, além de cerca de 200 entidades de combate à violência e à impunidade, foram citadas no guia.

O site terá um calendário de datas que pode render pautas e um glossário com 202 verbetes sobre o tema. Resultados de estudos científicos que apontam para a importância dos Direitos Humanos também fazem parte da publicação. O projeto foi realizado pela Conectas Direitos Humanos e ANDI, com apoio técnico do Ministério da Justiça, Unesco, Fundação Ford e UN Foundation.

Informações: ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância Fone: (61) 322-6508 Lúcia Carneiro – Secretaria de Direitos Humanos Fone: (61) 429-3498