Guga é campeão em Auckland

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 12 de janeiro de 2003 as 13:59, por: cdb

Uma conquista histórica. Após uma temporada marcada por dúvidas, frustração e uma cirurgia no quadril, o tenista brasileiro Gustavo Kuerten sagrou-se campeão do Torneio de Auckland e mostrou estar preparado para dar a volta por cima em 2003.

A vitória deste domingo (noite de sábado no Brasil) foi mais fácil do que Guga poderia imaginar: dois sets a zero, parciais de 6-3 e 7-5 sobre um adversário que o havia derrotado nos dois confrontos anteriores: o eslovaco Dominik Hrbaty.

Guga começou a partida em ritmo forte e quebrou o serviço de Hrbaty duas vezes. No segundo set, com a disputa mais equilibrada, o brasileiro obteve a única quebra da série no décimo segundo game, para fechar a partida.

Em Auckland, Guga passou por um dos testes mais difíceis de sua carreira profissional. Após uma preparação intensa em Santa Catarina, seu estado natal, o tenista teve que disputar quatro partidas em dois dias, conseqüência das chuvas que retardaram toda a programação do torneio.

Nas 16 horas anteriores, Guga eliminou dois obstáculos à final: os argentinos Guillermo Coria e Mariano Zabaleta, seus adversários nas quartas-de-final e semifinais.

Guga não disputava a decisão de um torneio de simples desde outubro passado, quando perdeu para o francês Paul Henri Mathieu em Lyon.

Um mês antes, na Costa do Sauípe, na Bahia, Guga conquistou seu único torneio de 2002, o Brasil Open.

Agora, com o título logo em seu primeiro torneio de 2003, o brasileiro já se coloca entre os favoritos no Aberto da Austrália, o primeiro dos quatro eventos do Grand Slam, que terá início nesta segunda-feira.

Guga fará sua partida de estréia na quarta-feira contra o marroquino Hicham Arazi. Quando entrar em quadra, exibirá uma situação bem melhor no ranking mundial do que a trigésima sétima posição.

Somente por ter chegado à final em Auckland, Guga garantiu 120 pontos no ranking mundial e outros 24 na Corrida dos Campeões. O título provavelmente o levará às 175ª e 30ª posições, respectivamente.