Guatemala: camponeses exigem atenção à questão da agricultura

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 08:35, por: cdb

Milhares de camponeses guatemaltecos apoiados por organizações sociais chegarão nesta terça-feira (27) ao centro da Cidade da Guatemala, onde o presidente Otto Pérez Molina confirmou que os receberá para tentar solucionar suas necessidades.
A marcha desses manifestantes, iniciada há oito dias em Alta Verapaz, dormiu em um ponto da estrada ao Atlântico que dá acesso à cidade e pela manhã segue caminho até ocupar a Praça da Constituição, no Centro Histórico.

Ali exigirão atenção à problemática agrária, sobretudo o acesso às terras que em sua grande maioria está em mãos de poucos, enquanto que os camponeses ficam com uma quantia que não é suficiente para produzir o necessário para o sustento de suas famílias.

Eles também exigirão o fim dos despejos dos indígenas de seus territórios, que por direito ancestral lhes pertencem, e da perseguição e criminalização de seus líderes.

Pedirão que sejam canceladas as licenças de exploração mineira e as autorizações oferecidas às companhias petroleiras, pelas quais são afetados precisamente aqueles territórios e a saúde de suas populações.

Vão pedir a aprovação, no Congresso, da lei do sistema nacional de desenvolvimento rural, além do perdão total da dívida agrária.

A marcha foi engrossando à medida que avançava com indígenas de várias regiões, pelo qual seus dirigentes pensam preencher o chamado Parque Central com umas oito a 10 mil pessoas.

Fonte: Prensa Latina

 

..