Guarda Municipal promove palestra sobre cidadania e bullying nas escolas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 14:53, por: cdb

JUIZ DE FORA – 23/3/2012 – 17:48

Guarda Municipal promove palestra sobre cidadania e bullying nas escolas

Uma nova abordagem preventiva. Esse é o objetivo do Projeto “Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas” (Gape), que a Guarda Municipal está levando para dentro das salas de aula. Nesta sexta-feira, 23, alunos da Escola Municipal Dr. Paulo Japyassu, no Bairro Parque Guarani, participaram da palestra sobre cidadania, e tiveram uma aula sobre direitos e deveres, incluindo a discussão de respeito, direitos humanos e bullying. Até o próximo dia 30, novas turmas, num total de 16, serão visitadas pelos profissionais do Gape, para tratar do tema.

A equipe responsável pela atividade aproveitou o ambiente escolar para questionar comportamentos juvenis e seus valores. A plateia participa ativamente, retornando cada ponto da palestra com exemplos às sugestões. Um dos pontos altos da palestra desta sexta foi a questão da violência entre grupos rivais. “Quando ouvimos falar que um grupo quer bater no outro, porque há uma disputa, se fizer isso vai ser melhor, eu pergunto: melhor em quê?”, provocou a GM Medeiros, em sua apresentação. Neste momento, fez-se um silencio de reflexão.

O entendimento de respeito caracteriza todo o trabalho, que procura ajudar na promoção de um ambiente de paz nas escolas. “Respeito aos mais velhos, respeito ao próximo, ao amigo, aos pais, ao professor, respeito às diferenças. Tudo é uma questão de respeito”, afirmou a palestrante. Por esse caminho, ela introduz um novo olhar sobre bullyng e ensina a todos a não ficarem omissos a ocorrências relacionadas a esta prática: “Se alguém estiver sendo vítima de bullying, ou se você souber de alguém que está sofrendo com brincadeiras sem graça, não fique calado, coloque a boca no mundo, denuncie. Fale para a direção da escola, para o professor, para seus pais”.

Até junho, cerca de 420 alunos atendidos pelo projeto ainda participarão de palestras sobre drogas, meio ambiente e trânsito.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH, pelo telefone 3690-8552.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS