Guarda de Barueri divulga balanço das apreensões de entorpecentes em 2011

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 13:57, por: cdb

26/01/2012«-»» Guarda de Barueri divulga balanço das apreensões de entorpecentes em 2011  

A Guarda Municipal de Barueri divulgou na semana passada o relatório de apreensões de drogas realizadas na cidade entre os meses de janeiro e dezembro de 2011. De acordo com o informe, foram apreendidas 3,4 mil unidades de substâncias entorpecentes. A cocaína foi o tipo mais apreendido pelos agentes de segurança, somando 71,4% do volume total.

 

As apreensões de crack somaram 15% da quantidade de tóxicos recolhidos pelos guardas durante todo o ano passado. A maconha representou 13% das apreensões. Os frascos de lança perfume constituíram 0,6% do total de substâncias apreendidas.

 

Dinheiro apreendido

A corporação também divulgou o valor em moeda apreendido do tráfico. Em 2011 foram retirados 9,4 mil reais em dinheiro das mãos dos traficantes detidos. Mas, ao se calcular o valor da quantidade de drogas apreendidas pelo preço usualmente cobrado nos pontos de venda, o tamanho do prejuízo gerado aos narcotraficantes chega a quase 35 mil reais.

 

Detidos em flagrante

Ao longo do ano passado, os guardas municipais de Barueri registraram 60 flagrantes por tráfico de substâncias entorpecentes. As ações resultaram na detenção de 76 indivíduos envolvidos diretamente com o tráfico de drogas. Dessas pessoas detidas, 96% eram do sexo masculino, 54% têm entre 18 e 30 anos de idade e 51% foram flagrados comercializando entorpecentes na região sul da cidade.

 

Informação como ferramenta

Em Barueri, o combate ao comércio de drogas vai muito além das apreensões de entorpecentes e das detenções em flagrante. A Guarda Municipal de Barueri, por intermédio do programa JCC –  Jovens Construindo a Cidadania, desenvolve trabalhos educativos nas escolas do município, visando a conscientização sobre os prejuízos causados em decorrência do uso de entorpecentes. São palestras, peças teatrais, dinâmicas de grupo, entre outras atividades que usam a informação como ferramenta de combate às drogas.     

 

Serviço

Em caso de denúncia, ligue para a Central de Comunicação da Guarda de Barueri.  Os telefones para o contato são: 153, 199, 4198-3205, ou ainda 4199-1400.  A sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.Fotos   Secretaria de Comunicação Social