Grupo de rebeldes ataca plataforma na Nigéria

Arquivado em:
Publicado Quarta, 07 de Junho de 2006 às 05:01, por: CdB

Um grupo de rebeldes de várias facções atacou, nesta quarta-feira, uma instalação petrolífera operada pela anglo-holandesa Shell, no Delta do Níger. No ataque, cinco soldados foram mortos e cinco funcionários sul-coreanos da empresa foram sequestrados, segundo um comunicado.

O ataque foi lançado depois do sequestro, na sexta-feira, de oito trabalhadores de empresas petrolíferas estrangeiras, que foram libertados no domingo. A Nigéria está assistindo a um aumento da violência no sul do país, onde estão os principais campos de extração de petróleo.
Uma coalizão de três grupos rebeldes nigerianos chamada Conselho Revolucionário Conjunto assumiu a autoria do ataque.

Os militantes disseram ter sequestrado cinco estrangeiros, incendiado embarcações e destruído uma plataforma de perfuração e uma casa flutuante.

Mais tarde, os rebeldes disseram que tinham matado cinco soldados nigerianos no ataque e que as incursões contra instalações de petróleo continuariam nas próximas semanas.

Em Seul, um funcionário do Ministério das Relações Exteriores confirmou que cinco sul-coreanos foram sequestrados. Três dos sequestrados trabalham para a Daewoo Engineering and Construction Co., e os outros dois trabalham para a Korea Gas Corp.

Fontes do setor disseram que os trabalhadores eram contratados pela Royal Dutch Shell em Cawthorne Channel.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo