Greenspan diz que EUA foram abençoados por seu sistema financeiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 23 de outubro de 2001 as 13:55, por: cdb

O chairman do Federal Reserve, Alan Greenspan, afirmou nesta terça-feira que os Estados Unidos são “abençoados” com um sistema financeiro flexível o suficiente para resistir ao choque dos ataques de 11 de setembro ao país.

Em um discurso para a Associação de Banqueiros norte-americanos, Greenspan não mencionou as perspectivas para as políticas monetária e econômica.

Greenspan disse que o sistema financeiro do país é marcado por “estrutura parecida com uma colcha de retalhos”, que promove redução de custos, inovação e flexibilidade.

“Isso é exatamente o que vimos há algumas semanas, quando literalmente horas após o ataque ao World Trade Center… nosso sistema financeiro estava encontrando maneiras de retomar as operações”, disse Greenspan.

Segundo Greenspan, os problemas com refinanciamento de dívidas comerciais de curto prazo surgiram nos balanços dos bancos, e eventualmente no balanço do Fed, mas não há preocupações sobre risco de liquidez ou crédito. Em vez disso, disse ele, tomadores e concessores de crédito se ajustaram para evitar turbulências.