Greenhalgh está mais perto do poder, diz Genoino

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 10 de janeiro de 2005 as 11:51, por: cdb

O presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou nesta segunda-feira que a candidatura do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à presidência da Câmara está consolidada com os contatos políticos que estão sendo feitos com partidos aliados e de oposição. De acordo com Genoino, os petistas sempre estiveram unidos em torno da candidatura, pois ela teria sido resultado de um processo “legítimo e democrático” no qual a bancada do partido teve autonomia para definir a escolha.

– A candidatura está consolidada. Todos os contatos políticos com as lideranças partidárias, com os presidentes de partidos, inclusive de oposição, caminham nesse sentido – disse o presidente do PT, em entrevista ao portal o partido na internet. – A bancada do PT participou do processo de escolha, todas as correntes foram convidadas. Portanto ela está unida em torno de seu candidato, que é Luiz Eduardo Greenhalgh.

Genoino destacou que o processo interno de escolha da candidatura Greenhalgh foi conseqüência de um pacto do partido em três pontos. O primeiro o fato de o PT pleitear a presidência da Câmara por ter a maior bancada e já votar na candidatura do PMDB no Senado.

O segundo, a inexistência de veto ou preferência do governo entre as sete pré-candidaturas apresentadas dentro da bancada. Por fim, o líder petista explicou que, qualquer que fosse a escolha pelo voto, haveria acordo em torno do nome do vencedor.

– Os deputados sabem que o respeito à unidade e aos acordos são fundamentais – comentou Genoino.

Nesta segunda-feira à tarde, em Brasília, Greenhalgh deve apresentar sua plataforma de campanha. Candidato preferido do governo, ele ainda tenta esvaziar a candidatura avulsa do petista Virgílio Guimarães (MG), que conta com o apoio de alguns parlamentares do PTB, PL e PMDB. Neste domingo, Greenhalgh se reuniu em São Paulo, com o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), em busca de apoio e maior aproximação do peemedebista.

Segundo Genoino, os partidos aliados estão contribuindo para que Greenhalgh seja eleito e novos encontros deverão ser feitos para ampliar o relacionamento das siglas.

– Vamos ter mais reuniões, procurando melhorar as relações com nossos aliados.