Gre-Nal fazem clássico polêmico

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de março de 2003 as 20:12, por: cdb

Com início previsto para as 17h deste domingo, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, o Gre-Nal de número 354 está se caracterizando como o clássico da polêmica. Os dois clubes se envolveram em inúmeras questões extra-campo, durante a semana.

O assunto principal foi a antecipação de julgamentos conquistada pelo Tricolor junto ao Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Futebol. Na quinta-feira, o goleiro Danrlei teve o seu processo arquivado (havia sido acusado e punido, inicialmente, com 60 dias de suspensão, em virtude de uma suposta agressão ao árbitro reserva Marcelo Tofanello, no Gre-Nal do primeiro turno do campeonato estadual). Ele poderá, portanto, participar normalmente da partida.

Já na tarde desta sexta-feira, foi a vez de Tinga, Claudiomiro e Rodrigo Fabri marcarem presença no banco dos réus – os três jogadores haviam sido expulsos na última rodada da competição. Enquanto o primeiro foi absolvido, os dois últimos receberam apenas uma multa como punição, passando todos a ficar, pelo menos em um primeiro momento, à disposição do técnico Tite.

O Inter, por sua vez, ficou indignado com as “vitórias” judiciais do tradicional rival e ameaça ingressar com um recurso junto à Fifa. Segundo o vice-presidente jurídico alvirrubro, Luís Antônio Lopes, há uma norma que obriga todo e qualquer atleta a cumprir a chamada suspensão automática, no caso do recebimento do cartão vermelho.

“Esta obrigatoriedade da suspensão automática está expressa em regulamento e todo mundo tem conhecimento disso. O Internacional quer apenas que as regras sejam cumpridas e tentará garantir de qualquer maneira os seus direitos”, destacou o dirigente. Justamente por este motivo, a direção do Grêmio ainda não decidiu se permitirá ou não que Tinga Claudiomiro e Rodrigo Fabri sejam escalados.

O Colorado também se movimentou bastante fora das quatro linhas, tentando trazer de volta para Porto Alegre os meia-atacantes Daniel Carvalho e Cleiton Xavier, que integram atualmente a Seleção Brasileira Sub-20. O Mundial da categoria, que seria disputado a partir do final do mês, nos Emirados Árabes Unidos, foi suspenso em virtude da iminente guerra entre Estados Unidos e Iraque. Nenhum integrante da delegação, porém, foi liberado, já que a equipe nacional irá participar, mesmo assim, de um torneio amistoso, na Malásia.

As questões extra-campo foram tão importantes durante a semana que o futebol propriamente dito chegou a ser até mesmo esquecido. Neste domingo, o Internacional estará defendendo uma agora invencibilidade diante do Grêmio. O time alvirrubro, que não vencia um Gre-Nal há 13 jogos, bateu o tradicional rival em pleno estádio Olímpico, por 2 x 1, no primeiro turno do Campeonato Gaúcho (no mês de fevereiro). Naquela oportunidade, Daniel Carvalho e Vinícius marcaram os gols do Colorado, enquanto Luís Mário colocou a bola para o fundo das redes a favor do Tricolor.

O técnico Muricy Ramalho, em princípio, não deverá contar realmente apenas com a dupla Daniel Carvalho e Cleiton Xavier – eles serão substituídos por Diego e Claiton, respectivamente. O goleiro Clemer sofreu uma lesão na mão nesta sexta-feira, mas foi liberado pelo departamento médico do Inter. A tendência é que o jovem Thiago Mattos, recém promovido aos profissionais, apareça como uma espécie de novidade na ala-direita, colocando Valdir no banco de reservas.

Já a escalação do Grêmio dependerá da decisão em relação às condições legais de jogo de Tinga, Rodrigo Fabri e Claudiomiro. O treinador Tite aguarda a definção da direção do clube com certa ansiedade e não nega que fará mistério até momentos antes de a bola rolar. O atacante Luís Mário vem se queixando de dores musculares, mas deverá enfrentar o rival alvirrubro.

INTERNACIONAL X GRÊMIO

Data: 09/3/2003 (Domingo)
Horário: 17h
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Carlos Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: Sérgio Cordeiro Filho e Marcelo Oliveira e Silva (RS)

Internacional
Clemer; André C