Gravadoras querem lucrar com novo formato de CD

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 22 de junho de 2004 as 15:25, por: cdb

Algumas das maiores gravadoras do mundo estão testando na Europa um novo formato musical conhecido como o CD de bolso. O objetivo é injetar ânimo novo na venda dos singles musicais, que anda em queda.

Com diâmetro de três polegadas — ou seja, aproximadamente a metade do tamanho de um CD convencional –, o CD de bolso traz uma seleção de faixas de música e toques de celular de uma série de artistas, que variam de 50 Cent ao Black Eyed Peas.

A tecnologia estreou na Alemanha no verão passado com a Universal Music, a Sony Music e, mais tarde, a EMI e a BMG, todas vendendo um número limitado de CDs, apenas para testar sua recepção pelo público.

A Universal Music decidiu lançar o formato na Grã-Bretanha no próximo mês. Um representante da gravadora disse que vai enviar ao país 1.000 unidades do CD de bolso de 16 de seus artistas, incluindo o 50 Cent e The Rasmus. Os preços ainda não foram determinados.

Com a venda de toques de celular musicais em alta e as de CDs de singles em queda, os executivos das gravadoras esperam que o novo formato possa inverter a tendência de queda nas vendas de um setor prejudicado pela pirataria crescente e a redução nas vendas.

Os CDs de bolso podem ser tocados em um PC, de onde os toques de celular podem ser descarregados e então transferidos para o celular.

O CD de bolso está sendo visto como maneira de recapturar o mercado dos adolescentes e jovens que se sentem à vontade com tecnologia — o mesmo setor do público que abandonou as lojas de discos e passou, em lugar disso, a descarregar canções da Internet. O CD single é um dos maiores prejudicados pela revolução dos downloads.

“Acreditamos que ainda existe demanda por um formato físico de single, e esperamos que sua inclusão com um toque de celular transforme os CDs de bolso num produto atraente para ser comprado e, quem sabe, até mesmo colecionado,” disse um porta-voz da Universal Music na Grã-Bretanha.