Gravadora lançará três caixas de CDs dos Rolling Stones

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de março de 2004 as 11:30, por: cdb

A antiga gravadora dos Rolling Stones relançará vários trabalhos da banda dos anos 1960, enquanto o grupo entra para o seu sétimo ano sem um disco novo gravado em estúdio.

A ABKCO Records lançará em 4 de maio a primeira de três caixas de CDs contendo todos os singles e EPs americanos e britânicos da época áurea da banda, nos anos 1960.

A caixa “The Rolling Stones Singles 1963-1965” vai incluir 12 discos, três dos quais reproduzem EPs que foram lançados apenas em vinil no Reino Unido: “The Rolling Stones”, “Five By Five” e “Got Live If You Want It!”

Cada disco se aproxima do visual do vinil e é embalado individualmente numa capa que reproduz a arte original. O preço sugerido da primeira caixa no varejo será de 59,98 dólares, disse um representante da gravadora.

A segunda caixa, “The Rolling Stones Singles 1965-1967”, vai sair no verão norte-americano, e a terceira, “The Rolling Stones Singles 1968-1971”, no outono.

A ABKCO, propriedade do antigo empresário dos Stones, Allen Klein, relançou em 2002 22 dos primeiros álbuns da banda, em CDs Super Audio, para coincidir com a turnê mundial “Licks”. Ela pretende lançar “The Rolling Stones’ Rock and Roll Circus” em DVD no Natal de 2005.

Os Stones, que perderam para Klein os direitos sobre seus trabalhos dos anos 1960, não se envolveram diretamente no projeto de relançamento dos singles, disse um representante da gravadora.

Mas executivos da ABKCO têm estado em contato diário com a empresária de Keith Richards, Jane Rose. Entre os membros da banda, o guitarrista dos Stones sempre foi o que menos se incomodou com a perda dos direitos autorais, tendo dito que foi “o preço pago para aprender”.
Klein, por sua vez, diz que Richards é seu Stone favorito. Eles têm seus aniversários no mesmo dia.

O primeiro disco traz o single de estréia da banda, “Come On”, e o lado B “I Want To Be Loved”, gravados em maio de 1963 e lançados no mês seguinte.

O último disco é “Got Live If You Want It!” — que não deve ser confundido com um álbum com o mesmo título lançado nos EUA em 1966, mas que contém canções diferentes, gravadas ao vivo num show posterior. O EP foi gravado na Grã-Bretanha em março de 1965 e lançado três meses mais tarde.

O último álbum gravado em estúdio pelos Stones, “Bridges to Babylon”, foi lançado em setembro de 1997. Em meio a boatos sobre uma possível turnê no ano que vem, os integrantes da banda estão trabalhando num projeto não especificado que exigiu o cancelamento dos planos do baterista Charlie Watts de fazer turnê pela Europa no verão.