GRANDE PÚBLICO FEZ PÁTIO DE SÃO PEDRO FERVER DURANTE CONCURSOS CARNAVALESCOS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 14:45, por: cdb

Cultura

GRANDE PÚBLICO FEZ PÁTIO DE SÃO PEDRO FERVER DURANTE CONCURSOS CARNAVALESCOS
11:50 Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2012

Clélio TomázA entrega dos troféus acontece no domingo (29)Pessoas de todas as idades compareceram ao local

A entrega dos troféus acontece no domingo (29), no Pátio de São Pedro A noite desta quarta-feira (25) foi de festa no Pátio de São Pedro. Pessoas de todas as idades compareceram ao local para prestigiar os concursos de Porta-Estandarte, Mestre-Sala e Porta-Bandeira realizados pela Prefeitura do Recife. “É um momento importante, pois valoriza personagens significantes do Carnaval. No concurso podemos olhá-los individualmente e apreciar ainda mais as especificidades de cada um”, conta Williams Santana, coordenador dos concursos.
 
Caboclinhos, Índios, Maracatus de Baque Solto e de Baque Virado e Mestres-Sala e Porta-Bandeiras passaram pelo palco exibindo sua coreografia e, acima de tudo, o orgulho por carregar o estandarte de sua agremiação.  A estudante de 12 anos, Rafaela Pereira Silva, foi uma das estreantes no concurso, na modalidade Caboclinho. “Danço há cinco anos, mas é a primeira vez que venho competir. Estou bem nervosa, mas só de participar, já valeu a pena”, contou. Já o músico e pescador, Sílvio José, 40 anos, foi vice-campeão duas vezes na modalidade Índio e concorre pela terceira vez. “É muito bom estar aqui, mostrar nosso trabalho. Vou dar o melhor de mim e espero sair vencedor este ano”, comentou.
 
Os Porta-Estandartes são os responsáveis por abrir alas para os clubes de frevo, troças, maracatus, tribos de caboclinhos e índios, contagiando todos com suas manobras de um passista equilibrista. Estes personagens chamam a atenção do público pela desenvoltura com que conduzem o símbolo maior da agremiação – o estandarte, também conhecido como flabelo ou bandeira. O Porta-Estandarte apresenta-se trajado à Luiz XV, com peruca, casado, jabot (uma espécie de babador com franjas), meiões e sapato de salto com fivela. No concurso, os candidatos podem representar alguma agremiação ou participar de forma independente.
 
Os Mestres-Sala e Porta-Bandeiras são destaques das escolas de samba. O Mestre-Sala deve cortejar sua dama, apresentar um bailado harmonioso com o samba e um entrosamento perfeito, além de proteger o maior símbolo da agremiação: o Pavilhão. A dupla de Mestre-Sala e Porta-Bandeira remonta aos ranchos cariocas, especificamente ao casal de baliza e porta-estandarte. O baliza tinha por função defender a sua companheira e o estandarte por ela carregado, que corria o risco de ser arrebatado por grupos rivais.
 
A turista belga, Florence Aigner, assistiu atentamente às apresentações, acompanhada do marido e das filhas. “É lindo. Não conhecia nada disso e vou levar uma ótima recordação do Recife”, afirmou. Neste concurso, os Porta-Estandartes, Mestres-Sala e Porta-Bandeiras são avaliados pelo júri nos quesitos coreografia (graciosidade, leveza e desenvolvimento da dança), desenvoltura (atitude, postura, elegância, criatividade e empolgação) e conjunto (visão geral da apresentação de cada participante, inclusive vestuário).
 
Para alegria das torcidas fervorosas, ao final do desfile de cada categoria eram anunciados os vencedores. O Porta-Estandarte da Tribo Índio Tupã, Elvis Gomes Pimentel, foi campeão na categoria adulto e um dos mais aplaudidos pelo público. “É muito emocionante chegar a uma vitória. Minha família inteira faz parte da agremiação e eu participo há 17 anos. É a primeira vez que sou campeão e isso é uma recompensa que não tem preço”, festejou Elvis. Os vencedores de cada categoria receberão troféus e prêmios em dinheiro, que variam entre R$ 100,00 e R$ 1.000,00.
 
Confira a lista dos vencedores:
 
Índio infantil
1º lugar – Taís Carla
2º lugar – Roberta França
 
Índio Adulto
1º lugar – Sílvio José
2º lugar – Lindomar Alves
 
Caboclinho Infantil
1º lugar – Andrena Luiza
2º lugar – Guilherme Rodrigo
 
Caboclinho adulto
1º lugar – Elvis Gomes Pimentel
2º lugar – José Cosmo
 
Macatu Baque Virado adulto
1º lugar – Josenildo Monteiro Nido
2º lugar – Levi Rossi
 
Frevo infantil
1º lugar – Ubiraci Erick
2º lugar – Kayrys Martins
 
Frevo Adulto
1º lugar – Gustavo Lopes
2º lugar – Ivanildo Bagaceira Miniatura
 
Maracatu Baque Solto adulto
1º lugar – Alfredo Félix da Silva
2º lugar – os outros inscritos não compareceram
 
Porta-Bandeira infantil
1º lugar – Giliane Nacimento
2º lugar – Marisa Emanuele
 
Mestre-Sala infantil
1º lugar – Tarcísio Soares
2º lugar – Patrick de Lima Correia
 
Porta-Bandeira adulto
1º lugar – Lu Simpatia
2º lugar – Nadja Andrade
 
Mestre-Sala adulto
1º lugar – Muriçoca
2º lugar – Maruim do Samba

– Final de semana de lirismo no Bairro do Recife – Roda de Frevo anima o Marco Zero neste domingo (29) – Culturas do Brasil e do Mundo se encontram no Carnaval do Recife 2012 – Teatros municipais despedem-se do Janeiro de Grandes espetáculos – Eliminatória do Concurso Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2012 bate recorde de candidatos – Festival Pré AMP começa nesta quinta (26) – Maracatus ensaiam para abertura do Carnaval do Recife – Rec-Beat anuncia programação do Polo Mangue – Prefeitura do Recife realiza concursos de porta-estandarte, mestre-sala, porta-bandeira e passistas – Começa nesta terça-feira a disputa de Rei e Rainha do Carnaval 2012 – Naná Vasconcelos e Maracatu Porto Rico ensaiam nesta segunda-feira (23), no Pina – Maracatus e afoxé embalam a Terça Negra no Pátio de São Pedro – Roda de Frevo contagia e atrai turistas para o Marco Zero – Voz Nagô e Lucas e a Orquestra dos Prazeres ensaiam com Naná Vasconcelos – Naná Vasconcelos inicia maratona de ensaios para abertura do Carnaval Multicultural do Recife – Carnaval do Recife inspira obras e dita moda – Naná Vasconcelos realiza ensaio na sede do maracatu Encanto da Alegria – Prefeitura do Recife inicia credenciamento da imprensa para cobertura do Carnaval – Pré Amp divulga bandas que disputam vaga na final – Teatro é opção para o fim de semana