Governo sírio fecha fronteira com o Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 19 de março de 2003 as 09:45, por: cdb

Desde o meio-dia de terça-feira, a Síria fechou sua fronteira com o Iraque e tem impedido a entrada de iraquianos no país.

Há explicações conflitantes para a decisão síria.

Segundo pessoas que esperam permissão para entrar no país, o governo sírio teria fechado sua fronteira depois da chegada de um grande número de iraquianos na fronteira no começo da manhã de terça-feira.

O Iraque também parou de emitir passaportes para seus cidadãos.

Vidas em risco

Apesar da decisão de não emitir mais passaportes, um funcionário do serviço de imigração iraquiano mostrou-se irritado com a decisão Síria, dizendo que a medida estava mandando de volta famílias com mulheres e crianças, no momento em que suas vidas estão em perigo por causa da guerra iminente.

Um funcionário do lado sírio da fronteira disse que alguns iraquianos ainda estão entrando no país. Mas, segundo ele, está sendo permitida apenas a entrada de iraquianos que viajam sozinhos.

No entanto, grandes grupos ou famílias não estão recebendo a permissão de passar.

Muitos táxis e ônibus iraquianos e seus passageiros estão presos na fronteira sem combustível suficiente para voltar para Bagdá.

A corrida de quatro horas da capital do Iraque até a Síria exige que os carros sejam completamente abastecidos logo na saída.

Na estrada entre Bagdá e a fronteira há longas filas nos poucos postos de gasolina abertos, e os motoristas não têm conseguido encher os tanques de seus carros durante o trajeto.