Governo prepara plano de ações pró-negros, diz secretário

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 27 de junho de 2012 as 13:51, por: cdb

O secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção à Igualdade Racial (Seppir), Mário Lisboa Teodoro, disse há pouco que sua secretaria terminou recentemente uma proposta de Plano Nacional de Ações Afirmativas. A elaboração do plano está prevista no Estatuto da Igualdade Racial, aprovado em 2010.

De acordo com o secretário, o plano deverá prever ações em áreas diversas, como educação, mercado de trabalho e cultura. Entre as medidas previstas estão a instituição de cotas em todos os cursos de graduação e pós-graduação em universidades federais, a reserva de 30% das vagas do programa Ciência sem Fronteiras, a instituição de cotas em concursos públicos – com percentuais variáveis em cada estado -, além da obrigatoriedade da execução de ações afirmativas em todas as empresas que pegarem empréstimos governamentais ou que participarem de licitações. Segundo o secretário-executivo, o plano será apresentado à presidente da República nos próximos dias.

Mário Lisboa Teodoro participou de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias sobre oportunidades para negros no mercado de trabalho. O evento foi encerrado há instantes.

Tempo real:15:41 – Desemprego de mulheres negras chega a 12%, informa Ipea15:09 – Bancos contratam cada vez mais negros, afirma Febraban13:00 – Direitos Humanos debate igualdade para negros no mercado de trabalhoReportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcelo Oliveira