Governo prepara o país para o crescimento, diz Dirceu

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 13 de junho de 2003 as 11:40, por: cdb

O ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, garantiu aos deputados estaduais do PT, que participam de um encontro nacional no Hotel Nacional, em Brasília, que o país não é só juros, política econômica e Banco Central. Segundo Dirceu, o governo está preparando o país para o crescimento e para o desenvolvimento.

Dirceu explicou aos deputados sobre a necessidade de aprovação das reformas, da segurança do governo com relação à política econômica e com relação a outras mudanças traçadas pelo governo federal.

– Destaquei a importância por exemplo, do plano de safra e da política de pesca, e das mudanças que estamos fazendo na infra-esturura do país, na política do BNDES, na política do comércio exterior, sempre insistindo naquilo que tenho dito: nós não podemos confundir a árvore com a floresta – frisou José Dirceu.

Sobre o documento assinado com vários economistas, alguns ligados ao PT, criticando a política econômica do governo, José Dirceu disse que ele é legítimo.

– O debate com a sociedade é importante, sempre houve no Brasil o debate da política econômica, assim como na mídia, na academia e nos partidos políticos. Vamos discutir e vamos debater. Agora, o governo está seguro no caminho da transição em que está se realizando – afirmou Dirceu.

O ministro lembrou que a idéia de controlar o fluxo de capital, de reduzir juros e de reduzir o superávit faz parte das experiências passadas.

– Já tivemos a experiência trágica em outros momentos. O que eu sempre digo é o seguinte: nosso governo, quando reduzir juros, vai reduzir para ficar reduzido. Não é para fazer uma bolha. Vamos lembrar do Plano Cruzado, que não tomou as medidas necessárias e depois o país viveu anos com a economia desorganizada – ressaltou Dirceu.