O ministro da Saúde, Humberto Costa, inicia nesta quarta-feira, no Hotel St. Peter, em Brasília, uma ampla discussão sobre a produção de medicamentos em laboratórios oficiais.
Organizado pelo Ministério da Saúde, o debate reunirá até quinta-feira representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conselhos nacionais de saúde, secretarias estaduais e municipais, além de especialistas da Fundação Oswaldo Cruz e laboratórios oficiais.
O seminário, denominado “Produção Oficial de Medicamentos: Diagnóstico, Limitações e Perspectivas”, pretende traçar um diagnóstico sobre o setor farmacêutico estatal, discutir e propor formas de superar as dificuldades já identificadas e reunir subsídios para a formulação de uma política que fortaleça a produção nacional de medicamentos.
Outros temas também farão parte da discussão, entre eles a oferta de medicamentos como parte das políticas públicas de saúde e a proposta do Ministério da Saúde para fortalecer o sistema oficial de produção.
Segundo o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Norberto Rech, o setor industrial farmacêutico do País é essencial para a implementação da política nacional de saúde.
– É preciso que os laboratórios oficiais se consolidem como instrumento estratégico para a garantia do acesso universal e integral aos medicamentos e à assistência farmacêutica – diz.