GOVERNO PERUANO CONVOCA EMBAIXADOR NO PARAGUAI PARA CONSULTA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 25 de junho de 2012 as 07:54, por: cdb

LIMA, 24 JUN (ANSA) – O governo do Peru convocou seu embaixador em Assunção, Jorge Lázaro Geldres, para consulta, depois da destituição do presidente do Paraguai Fernando Lugo, informou a Chancelaria do país.
   
Geldres terá que expor para o governo de Ollanta Humala a situação política no Paraguai para que o Peru assuma uma postura antes da próxima reunião dos mandatários da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), na quarta-feira, dia 27 de junho.
   
Assim como o Peru, outros países como Brasil, Uruguai, Chile e Colômbia também convocaram seus embaixadores para prestar esclarecimentos sobre os desdobramentos do impeachment de Lugo.
   
Além disso, Argentina, Equador e Venezuela retiraram seus representantes diplomáticos de Assunção. O governo de Cristina Kirchner afirmou que a medida se estenderá “até que a ordem democrática seja restabelecida [no país]”.
   
Por sua vez, o mandatário equatoriano Rafael Correa e o venezuelano Hugo Chávez afirmaram que não reconhecem o governo de Federico Franco, vice de Lugo, que tomou posse logo após a sua destituição. (ANSA)