Governo Municipal promove Roda de Conversa no Morada dos Pássaros

Arquivado em:
Publicado Sexta, 23 de Março de 2012 às 09:26, por: CdB

Não há ninguém melhor do que o morador para saber as necessidades do seu bairro. Por isso, a Prefeitura de Vitória da Conquista sempre buscou estar presente nas localidades das zonas urbana e rural do município, discutindo de forma transparente e harmônica os problemas, as necessidades e as melhorias que estão sendo feitas para a população nas mais diferentes áreas.

E um dos espaços que visa estreitar a comunicação entre o Governo Municipal e a comunidade dos bairros e distritos conquistenses é a Roda de Conversa, que, na noite desta quinta-feira, 22, foi promovida no Loteamento Morada dos Pássaros, bairro Felícia. O pátio do Seminário Thompson, local escolhido para sediar o encontro, ficou repleto de pessoas que exercitaram junto à Administração Municipal a democracia participativa.

A Roda de Conversa é mais um instrumento – além das reuniões no gabinete, das conferências e conselhos municipais e do Orçamento Participativo – que auxilia o Executivo a administrar melhor. “Viemos discutir, hoje, as questões pertinentes a esse loteamento, ouvir a população”, destacou o prefeito municipal, Guilherme Menezes. 

Representando o Legislativo Municipal, o presidente da Câmara, Fernando Vasconcelos, afirmou: “Isso nos orgulha: estarmos aqui pensando a cidade, ouvindo cada manifestação de vocês”. Além do presidente da Câmara, também estiveram presentes na Roda de Conversa os vereadores Gildásio Silveira, Hudson Castro e Luciano Gomes.

O líder comunitário dos loteamentos e morador do Morada dos Pássaros I, José da Paz, falou da alegria de ter o Governo Municipal ouvindo as demandas da comunidade: “A Roda de Conversa é uma coisa maravilhosa, fantástica”. Sobre a obra anunciada, na oportunidade, ele disse: “Isso é um sonho. Tive aqui a noite mais vitoriosa da minha vida, durante esses 64 anos, com o asfaltamento do Morada dos Pássaros 1, 2 e 3”.

Melhorias no loteamento – Durante a Roda de Conversa, a Prefeitura Municipal anunciou uma importante obra para os moradores da localidade: a pavimentação asfáltica de 31 vias. São elas: B, C, D, E, F, G, H, I, L, M, N, O, P, Q, R, S (Morada dos Pássaros II e I) e A, B, D, E, F, G, H, I, M, N, O, P, Q, R e U (Morada dos Pássaros III). A intervenção beneficiará 16,3 km.

O investimento na obra, proveniente de recursos próprios do município, ultrapassa R$ 5 milhões e abrangerá, além da pavimentação asfáltica e da drenagem superficial, os seguintes serviços: melhorias na iluminação pública, sinalização viária e nome de logradouros. A Empresa Municipal de Urbanização da cidade/Emurc será responsável pela execução da obra.

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Luís Alberto Sellmann, destacou: “Essa obra vem para atender uma antiga reivindicação dos moradores dos loteamentos Morada dos Pássaros I, II e III, melhorando a qualidade de vida da população. Pois, ao mesmo tempo em que ela resolve o problema do manejo das águas pluviais, ela dota as vias com pavimentação. Essa é mais uma obra de qualidade que está sendo executada no município”.

Moradores satisfeitos – Na ocasião, a comunidade opinou sobre a Roda de Conversa e a pavimentação dos loteamentos:

“Isso representa muito pra gente, porque é o poder público chegando aqui no bairro. A gente fica muito feliz com a presença dele e, pra mim, isso é um exemplo de democracia e de participação do cidadão de forma correta. Isso significa muito: o Governo está pertinho da gente, ouvindo os agradecimentos e também as reclamações”. Quanto à obra:“Eu particularmente estou em estado de êxtase de tão feliz porque eu tenho um filho de 8 anos que tem rinite alérgica e com essa notícia eu fico super feliz. Agora, eu sei que a saúde do meu filho vai depender exclusivamente de mim. A alegria que eu estou sentindo hoje é quase igual a quando recebi minha casa própria. É a resolução de muitos problemas, melhora nossa qualidade de vida e a autoestima – porque morar numa rua bonita, com asfalto também melhora a autoestima da gente”.

Karla Rejane Lacerda, moradora da Rua I no Morada dos Pássaros II, há 13 anos.

“O que é mais importante pra mim é o fato de hoje nós sermos ouvidos. Essa aproximação torna a administração do Governo mais humana. Ela está voltada para o povo de verdade. Fico muito honrada e feliz pela presença do Governo entre nós, e por esse cuidado que a administração está tendo em estar ouvindo o que nós temos pra falar. Pra mim, isso é ímpar”. Quanto à obra: “Hoje, eu me sinto muito honrada porque o sonho que nós tínhamos de ter uma rua asfaltada parecia uma utopia. E, hoje, com essa Roda de Conversa, estamos vendo que o sonho se tornou realidade. O asfalto melhora em vários sentidos: primeiro porque nós vamos ter um bairro que vai ser mais valorizado; segundo porque é a questão de estética e da saúde - vai ser uma importância singular pra todos nós que temos filhos que têm problemas alérgicos”.

Niméia Mendes, moradora da Rua M no Morada dos Pássaros II, há 7 anos.

“Acredito que esse momento é um momento ímpar porque é uma oportunidade que os moradores, todos nós, temos de estar frente a frente com o Governo, de colocar as nossas necessidades, reivindicações, de poder ouvi-lo, de poder pensar melhor essa questão do bairro. Acredito que esse encontro só traz crescimento pra gente”. Quanto à obra: “O sonho de todos nós, moradores, era o asfalto. A chegada dele vai valorizar os imóveis. Na minha casa mesmo é um pequeno comércio – meu marido tem uma quitanda – vai favorecer demais. Vai embelezar o bairro. As pessoas vão começar a olhar com um novo olhar, afinal de contas, vem um tapete aí pra facilitar a vida de todo mundo”.

Marize Alves, moradora da Rua L no Morada II, há 10 anos.

“Isso é importante porque demonstra que o Governo Municipal vê as necessidades dos moradores, vem mostrar que quer que os moradores participem, quer que os moradores se integrem à Administração Municipal. Isso é muito importante”. Quanto à obra: “É muito importante porque são muitos os problemas de saúde, de infraestrutura – quando é sol, é poeira; quando é chuva, é lama. É muito bom esse asfalto”.

Romualdo Fagundes, morador da Rua L no Morada dos Pássaros III, há 10 anos.

 
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo