Governo lança cartilha do trabalho infantil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de junho de 2006 as 09:54, por: cdb

Uma cartilha contendo informações sobre saúde e segurança no trabalho infanto-juvenil foi  lançada, nesta segunda-feira, em Brasília, durante entrevista coletiva do coordenador da área técnica de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, Marco Antônio Gomes Perez, e do coordenador nacional do Programa para Eliminação do Trabalho Infantil (Ipec), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Pedro Américo Oliveira.

Uma das finalidades do documento é ajudar a preparar profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) a reconhecer e diagnosticar doenças ou acidentes relacionados à exploração do trabalho infantil. Inicialmente, serão distribuídos 20 mil exemplares da publicação, elaborada pelo ministério em parceria com a OIT.

O lançamento dos Módulos de Auto-Aprendizagem sobre Saúde e Segurança no Trabalho Infantil e Juvenil, nome oficial da cartilha, faz parte das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que nesta segunda. Para lembrar a data, o Ministério do Trabalho e Emprego vem realizando, desde 1º de junho, operações especiais em todo o país, por meio das delegacias regionais do Trabalho (DRTs), para coibir e retirar menores de serviços em bares, casas de farinha, restaurantes, pedreiras, lixões e fazendas, entre outros locais.

Outra iniciativa do ministério para comemorar o 12 de junho foi o lançamento, na última terça-feira , de uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica alertando sobre a exploração da mão-de-obra infantil em diversas atividades do dia-a-dia.