Governo estuda fundo de investimento de Infra-estrutura

Arquivado em:
Publicado Sexta, 05 de Janeiro de 2007 às 17:16, por: CdB

O governo estuda a criação de um Fundo de Investimento de Infra-Estrutura com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o fundo teria R$ 5 bilhões e 30% iriam para saneamento básico.

O novo fundo será uma forma de o governo facilitar o acesso de prefeituras e empresas a recursos para saneamento básico. Ao sancionar a lei que trata do marco regulatório do setor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou da dificuldade de liberar dinheiro para esse tipo de investimento.

De acordo com Fortes, as empresas não conseguem os recursos porque não têm projetos adequados, e os municípios, por estarem endividados. Para destravar a liberação dos financiamentos, além do fundo de investimento, o governo avalia outros mecanismos de financiamento, como mais recursos da União, do Programa Piloto de Investimentos (PPI), do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do FGTS, informou o ministro.

- Precisamos de mais recursos, dentro do Orçamento da União, ou via PPI, para que a gente possa fazer políticas utilizando recursos não-onerosos. Queremos ajudar as empresas a fazer os seus projetos -, afirmou Márcio Fortes após a sanção da lei.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo