Governo do Rio que desenvolver projeto brasileiro de TV Digital

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 11 de junho de 2003 as 02:29, por: cdb

O governo do Rio vai propor ao governo federal que o projeto brasileiro para a TV Digital seja desenvolvido no estado.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino, argumentou que o Rio sempre foi líder na área de tecnologia da informação, inclusive a produção do primeiro computador e avanços tecnológicos da Internet I e II.

Segundo Peregrino, do ponto de vista empresarial e da tecnologia dos seus centros científicos, o Rio se sente apto a liderar, junto com outros estados, o programa de iniciativa do Ministério das Comunicações.

– Hoje consideramos que o nosso papel ainda é periférico diante da condição que o Rio de Janeiro tem de estar ao lado dos centros de pesquisas e dos órgãos que estão liderando isso, sobretudo São Paulo – afirmou.

Fernando Peregrino acredita que há margem do governo federal aceitar a proposta porque o ministro Miro Teixeira tem o objetivo de prestigiar os estados que tem tecnologia desenvolvida.

O secretário fez palestra, nesta terça-feira, na série de eventos do Mês da Sociedade de Informação, promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro. Ele disse que o encontro serviu para começar a mobilização, no Rio de Janeiro, dos setores envolvidos com este programa.

– Todos os empresários relacionados ao setor, todas as instituições científicas estão mobilizados para dar esse grito, que o Rio tem que participar da escolha ou do desenvolvimento do padrão brasileiro da TV Digital – disse.